XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DAS INDICAÇÕES, RESULTADOS E COMPLICAÇÕES DA GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA PERCUTÂNEA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Introdução

A gastrostomia endoscópica percutânea (GEP) é um procedimento que consiste na comunicação entre o estômago e o meio exterior através de uma fístula artificial, realizada por meio endoscópico, capaz de oferece nutrição enteral para pacientes pediátricos e adultos.

Objetivo

Avaliar quais são as principais indicações e complicações dos pacientes pediátricos submetidos à GEP e o impacto no quadro nutricional dos pacientes submetidos à GEP para complementação nutricional, por meio da comparação de peso, IMC e estatura.

Método

Estudo observacional e retrospectivo de 152 crianças e adolescentes submetidos à GEP do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG, no período de janeiro/2003 a dezembro/2018. Foram incluídos pacientes com até 18 anos de idade na época do procedimento. As complicações relacionadas ao procedimento foram divididas em imediatas menores e maiores. Os pacientes com indicação de GEP por complementação nutricional foram avaliados quanto ao ganho de peso, estatura e IMC, utilizando-se o escore Z no dia do procedimento, na sequência de 6 meses, 1 ano e 2 anos.

Resultados

As indicações foram: distúrbio de deglutição de causa neurológica (67,1%),complementação nutricional (25%), distúrbio de deglutição de origem mecânica (6,6%) e descompressão gástrica (1,3%). Complicações imediatas ocorreram em 10,5% dos casos, complicações menores em 57,8% e maiores em 9,8% dos casos. A técnica de tração correspondeu a 92,1% e de punção a 7,9%. A taxa de óbito foi de 1,3%. Dos 152 pacientes, 38 necessitavam de complementação nutricional. Nesses, observou-se acréscimo gradual tanto do índice de massa corporal quanto do peso, com variação da média p=0,034 e p=0,0105, respectivamente, principalmente em pacientes renais
crônicos. A evolução da estatura não variou significativamente, (p=0,543).

Conclusão

A GEP demonstrou ser uma opção vantajosa como via de alimentação acessória em pacientes pediátricos, tendo como principais indicações a disfagia de causa neurológica e necessidade de complementação nutricional, com baixa prevalência de complicações maiores e mortalidade. O presente estudo mostrou, ainda, a importância da GEP em pacientes com necessidade de complementação nutricional, possibilitando aos pacientes passarem do estado de desnutrição para o estado eutrófico.

Palavras-Chave

Gastrostomia endoscópica percutânea. Indicações. Complicações. Complementação Nutricional.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva pediátrica

Autores

Jose Andrade Franco Neto, Paulo Fernando Soutto Bittencourt, Simone Diniz Carvalho, Alexandre Rodrigues Ferreira, Marcus Vinicius Gonçalves Moreira