XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Sarcoma de Kaposi gastrointestinal, um relato de caso Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte. Autores: Lívia, Gustavo Miranda, Edivan e Fernanda

Apresentação do Caso

W.J.S., masculino, 53 anos, admitido em ambiente hospitalar em junho de 2020 para investigação de dor abdominal difusa e diarreia com quatro meses de evolução associada a perda ponderal importante. Enterotomografia externa evidenciou espessamento parietal com protusão intraluminal de vegetação de partes heterogêneas na parede superior da grande curvatura gástrica, alças de delgado de calibre e espessura parietal normais, sem realce anômalo da mucosa. Revisão laboratorial da admissão evidenciou elevação de Calprotectina fecal e PCR.
Realizou EDA que evidenciou lesões elevadas e avermelhadas, com superfície endurecida em corpo gástrico e antro, medindo cerca de 15 e 6mm. A colonoscopia também evidenciou lesões elevadas, angiomatosas, com medida de 6mm, próxima a válvula ileocecal. Anátomo patológico de lesão de antro gástrico constatou proliferação fusocelular de baixo grau em submucosa.
Solicitado então exames para diagnóstico de imunossupressão, teste rápido para HIV e western blot foram positivos. Paciente apresentava HIV RNA com 13.700 cópias/ml e CD4 de 43. Iniciado TARV (TDF+ 3TC + DTG) em 09/07/2020.

Discussão

O Sarcoma de Kaposi é a neoplasia mais comum entre pacientes infectados pelo HIV, afetando 15-20% desta população. As lesões de pele são a manifestação mais comum, embora locais de mucosa, linfonodos e vísceras também possam estar envolvidos. A doença visceral está presente em quase 25% dos pacientes, acometendo mais comumente o pulmão e TGI. O SK gastrointestinal (GI-KS) é o local extra cutâneo mais comum do SK no HIV/AIDS, e a maioria (75%) dos pacientes são assintomáticos. Pacientes sintomáticos geralmente apresentam achados inespecíficos, como dor abdominal, perda de peso, anemia ferropriva, náuseas, vômitos, diarreia e, às vezes, hemorragia digestiva. As lesões intestinais podem estar presentes independente das lesões cutâneas.
Dada a alta incidência de GI-KS, a avaliação endoscópica é necessária em pacientes com AIDS e sintomas gastrointestinais, já nos pacientes assintomáticos, o benefício da EDA permanece um tópico de debate.

Comentários finais

Os médicos devem manter um alto índice de suspeita de GI-KS. Foi demonstrado que alguns fatores clínicos como baixa contagem de CD4 e alta carga viral ajudam a prever a ocorrência de GI-KS, o que permite aos médicos identificar pacientes em risco para avaliação endoscópica.


Palavras-Chave

Sarcoma de Kaposi gastrointestinal; lesões violáceas elevadas a endoscopia; células fusiformes

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

LIVIA QUINTANILHA SANTOS