XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tumor de células granulares de reto distal: relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente do sexo feminino, 56 anos, portadora de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2, realiza colonoscopia de rastreio. Evidenciou-se, em reto distal, lesão polipóide séssil, de coloração amarelo-acinzentada, recoberta por mucosa de aspecto preservado, firme ao toque da pinça, medindo cerca de 08 mm, de aspecto subepitelial. Optou-se pela realização de mucosectomia, procedendo-se a ressecção em monobloco. O anátomo-patológico descreveu mucosa retal com discreto edema, com proliferação de células fusiformes em lâmina própria, com feixes entrecruzados, sem atipias ou mitoses significativas. A imunohistoquímica apresentou positividade para a proteína S100 e negatividade para actina de músculo liso, desmina e CD117. O diagnóstico foi de tumor de células granulares de reto. Na colonoscopia de revisão 6 meses após, o sítio de ressecção endoscópica não apresentou sinais de lesão à luz branca e cromoscopia eletrônica, sendo optado por biópsias do local, as quais não evidenciaram lesões residuais.

Discussão

O tumor de células granulares é uma neoplasia predominantemente benigna de origem mesenquimal. Apresenta maior prevalência no sexo feminino (1,5:1), com pico de incidência entre a 4ª e 6ª década de vida. É um achado incomum no trato gastrointestinal, mas quando presente, o local de maior prevalência é o esôfago. A lesão costuma se apresentar polipóide e subepitelial, geralmente menor que 2 cm, de crescimento lento. Pode constituir achado incidental em exames endoscópicos, sendo a ressecção endoscópica considerada em casos de lesões menores que 2 cm. Em casos de lesões menores que 1 cm, é possível realizar o seguimento endoscópico. Relatos de malignidade se correlacionam com o tamanho do tumor, visto que cerca de 60% dos casos de metástases foram associados a lesões maiores que 4 cm. De acordo com os critérios de Fanburg-Smith, classifica-se como maligna a lesão que apresenta ao menos 3 dos seguintes critérios: necrose celular, células fusiformes, pleomorfismo, aumento da razão núcleo/citoplasma, núcleo vesicular com nucléolos aumentados, aumento da atividade mitótica.

Comentários finais

O tumor de células granulares de reto constitui entidade rara, apresentando-se, neste caso, de maneira assintomática em colonoscopia de rastreio. Devido a presença de apenas um critério de malignidade (células fusiformes), optou-se pela vigilância endoscópica após ressecção, com a primeira colonoscopia revisional sem evidência de lesões.

Palavras-Chave

Tumor de células granulares; Reto; Lesão subepitelial

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Mariel Quadros Zimmermann, Maria Julia Teston, Amanda Medeiros Recuero, Fernanda Corrêa Pinto