XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Altemeier para o tratamento da procidência de reto: Passo a passo do procedimento

Resumo

Apresentação do Caso
Apresentamos aqui caso de paciente do sexo feminino de 72 anos com antecedente de insuficiência cardíaca congestiva de etiologia chagásica com fração de ejeção de 25%. Apresenta como queixa procidência retal e incontinência fecal há 13 anos que interfere com sua qualidade de vida.
Paciente apresentava cerca de duas a três evacuações diárias com fezes pastosas classificação 4 de Bristol. Foi aplicado a escala de Jorge-Wexner para mensuração do grau de incontinência com resultado de 17, configurando quadro grave de disfunção esfincteriana.
Ao exame físico a paciente apresentava procidência retal redutível de cerca de cinco centímetros e tônus esfincteriano basal reduzido ao toque.
A paciente foi então submetida a retossigmoidectomia pela técnica de Altemeier para a correção da procidência do reto. O Vídeo demonstrado apresenta o passo a passo do procedimento.

Discussão
A técnica de Altemeier é a técnica perineal de ressecção do reto e sigmóide para a correção do prolapso retal. Esta técnica é em geral indicada para aqueles pacientes idosos e com comorbidades que não tenham condições clínicas para correção por via abdominal.
Neste vídeo, dividimos didaticamente a técnica em 10 passos, sendo eles: 1- Exposição do reto prolapsado. 2- Demarcação com eletrocautério 2cm proximal à linha pectínea. 3- Abertura com eletrocautério da camada mucosa externa com exposição da submucosa. 4- Abertura da submucosa e da muscular com exposição do meso entre a alça interna e externa. 5- Abertura da reflexão peritoneal e acesso à cavidade peritoneal. Exteriorização do sigmoide e mesossigmoide. Ligadura escalonada do mesocólon e mesorreto. 7- Aproximação dos músculos elevadores do ânus. 8- Fechamento da reflexão peritoneal. 9- Realizado pontos cardinais para realização da anastomose coloanal. 10- Sutura do cólon abaixado e do ânus com pontos simples separados compreendendo espessura total das alças


Comentários Finais
A melhor técnica para a correção da procidência retal é alvo de debate. Historicamente os procedimentos por via perineal são reservados para aqueles pacientes que devido suas condições clínicas não estão aptos para procedimentos por via abdominal. Apresentamos neste vídeo um guia com o passo a passo da técnica de retossigmoidectomia por via perineal também chamada de Altemeier.

Palavras-Chave

Altemeier, procidência retal, retossigmoidectomia perineal

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

Pedro Averbach, Rodrigo Ambar Pinto, Caroline de Freitas Cirenza, Gabriela Miglioranza Gonçalves Luccas, Issac José Felippe Corrêa Neto, Sergio Carlos Nahas