XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES NO PÓS OPERATÓRIO DE PACIENTES OBESOS SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA

Introdução

A cirurgia bariátrica vem se mostrando de excelente escolha no tratamento de pacientes com obesidade e comorbidades associadas, sendo apontada por muitos estudos como a principal forma de perda de peso sustentada ao longo dos anos.

Objetivo

Com o crescente número de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica torna-se necessário ter o conhecimento das principais complicações relacionadas ao pós-operatório, levando em consideração as comorbidades prévias, a fim de se realizar o tratamento dessas complicações de forma precoce e efetiva.

Método

Revisão bibliográfica de artigos nas bases de dados do scielo, buscando enfoque da cirurgia do aparelho digestivo e medicina intensiva nos cuidados desses pacientes em pós operatório de cirurgia bariátrica

Resultados

A obesidade pode trazer complicações no sistema respiratório e ventilação mecânica, por fazer com que o doente tenha um padrão restritivo e diminuição da capacidade vital. O aparelho cardiovascular também é afetado, já que a obesidade é considerada como fator de risco para HAS, DM e IAM. Eventos trombóticos como TEP (tromboembolismo pulmonar) e TVP (trombose venosa profunda) também estão dentre as complicações após cirurgias bariátricas, listados como as uma das principais causas de óbito. A prevalência de insuficiência renal aguda é de 50% e as causas são hipovolemia, oclusão tubular, acidose e aumento de radicais livres.

Conclusão

A equipe cirúrgica deve ter conhecimento das comorbidades de cada paciente e relacionar esse histórico clínico às possíveis complicações que essas doenças crônicas predispõem. Dessa maneira, a equipe terá condições de identificar e tratar de forma precoce tais complicações, propiciando ao paciente uma recuperação mais rápida e um menor tempo de internação.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Louise Pessoa de Araújo Guedes, Márcio Fellipe Bezerra Neves, João Victor Fernandes de Paiva, Patricia Kelle Medeiros de Lacerda, João Paulo de Freitas Sucupira, Júlio Augusto de Almeida Ferreira Filho, Deborah Nobrega de Farias, Michelly Mellinny Queiroga Gomes, Raylanne Marcelino de Soares Medeiros, Juarez Silvestre Neto