XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Acesso Ecoendoscópico Direto Transgástrico para CPRE e Drenagens de Coleções Fluidas Pancreáticas em Pós-operatório de Gastroplastia Redutora em Y de Roux.

Apresentação do Caso

Paciente, sexo masculino, 44 anos, pós-operatório de gastroplastia redutora em Y de Roux (GRYR) há 8 anos. Após tratamento da obesidade, aumentou ingesta alcoólica, apresentando diversos episódios de pancreatite aguda alcoólica recorrente, sendo o evento mais recente há 6 semanas da nova admissão com sinais de coleção fluida peri-pancreática pequena (menor que 3cm). Na unidade de urgência, o relato era de dor abdominal, irradiação para dorso, mais evidente há 48 horas. Apresentava ainda redução da aceitação alimentar, esteatorreia e perda ponderal (15% do peso corporal). Amilase e lipase eram normais. RNM de abdômen evidenciava duas coleções fluidas peri-pancreática compatíveis com necrose organizada, localizadas junto a estômago excluso, a maior medindo 12cm, além de trombose portal.
Após discussão multidisciplinar, decidido por drenagens via ecoendoscopia, impossibilitada por alteração anatômica da GRYR. Foi necessário acesso ecoendoscópico direto transgástrico (AEDT) ao estômago excluso utilizando prótese metálica de oposição luminal (PMOL) para formação da fístula gastro-gástrica, em seguida programado as drenagens após maturação do acesso. Após 5 dias, apresentou colestase e sinais de colangite. Optado por drenagem de urgência por radiologia intervencionista da coleção maior. Após 14 dias, realizada ecoendoscopia pelo acesso gastro-gástrico, observando coleção fluida residual de 3cm, seguida de CPRE e papilotomia com saída de grumos da via biliar, além de esfincterotomia pancreática com estudo radioscópico do ducto pancreático principal, sem evidência de escape ou estenose. Retirada PMOL e mantido acesso transgástrico com prótese plástica tipo pigtail. Evoluiu com melhora do quadro e imagem controle com resolução das coleções. Não apresentou ganho ponderal considerado até o fechamento da fístula gastro-gástrica com 8 semanas.

Discussão

CPRE com AEDT em pacientes com cirurgia bariátrica é alternativa a CPRE com acesso cirúrgico e por enteroscopia. Apresenta sucesso clínico elevado, com perfil de risco aceitável. A fistula após retirada da PMOL tem fechamento espontâneo em 90% dos casos. Alteração de peso apresenta resultados heterogêneos.

Comentários finais

CPRE com AEDT é um procedimento minimamente invasivo para tratamento endoscópico avançado de patologias do pâncreas e vias biliares direcionado a pacientes com GRYR.

Palavras-Chave

Ecoendoscopia, CPRE, Acesso ecoendoscópico direto transgástrico (AEDT), prótese metálica de oposição luminal (PMOL), gastroplastia redutora em Y de Roux (GRYR)

Área

Endoscopia - Ecoendoscopia

Autores

Vitor Rossi Bastos, Eduardo Carvalho Pimenta, Luciana Leal Silva, Igelmar Barreto Paes, Vinicius Santos Nunes