XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ÚLCERA DUODENAL EM PACIENTES SUBMETIDOS A GASTROPLASTIA EM BYPASS GÁSTRICO

Introdução

A obesidade é uma condição complexa de dimensões sociais, biológicas e psicossociais consideráveis, podendo afetar indivíduos de todas as idades, grupos socioeconômicos, em todas as regiões do planeta. Devido à atual epidemia de obesidade, é crescente o número de cirurgias bariátricas. Procedimentos bariátricos são seguros, mas não isentos de intercorrências, a curto e longo prazo, podendo cursar com quadro de abdome agudo, dentre suas causas, a úlcera duodenal deve ser um diagnóstico diferencial.

Objetivo

Ressaltar a importância da incidência de úlcera duodenal perfurada em pacientes submetidos a bypass gástrico em Y-de-Roux (BGYR).

Método

Para realização desta revisão, foram selecionados estudos relevantes publicados em português e em inglês, indexados nos bancos de dados: MEDLINE, SciELO, LILACS, PubMed.

Resultados

A úlcera duodenal perfurada ocorre no segmento excluso em pacientes submetidos ao BGYR sendo uma patologia rara, descrito apenas em 21 casos no mundo. A fisiopatologia da ulcerogênese em pacientes submetidos ao BGYR não está bem estabelecida. O diagnóstico da úlcera duodenal em pacientes submetidos a BGYR pode ser desafiador; portanto, devemos atentar para pacientes com o histórico cirúrgico de BGYR associado principalmente a dor em abdome superior, mesmo na ausência de pneumoperitônio nos exames de imagem, já que a presença deste achado é incomum neste grupo de pacientes.

Conclusão

Uma das queixas principais do portador de úlcera duodenal perfurada é a dor abdominal, a qual é comum em pós operatório de bypass gástrico em Y de Roux atingindo uma incidência de 10 a 28% dos pacientes. Frente disso, a úlcera duodenal perfurada no segmento excluso deve entrar como diagnóstico diferencial em pacientes com dor abdominal com histórico cirúrgico de gastroplastia. Deve-se ter em mente a exploração cirúrgica precoce nesses pacientes, para auxílio diagnóstico e terapêutico quando necessário. O tratamento de urgência consiste em cirurgia e o fechamento primário da lesão pela técnica de ulcerorrafia e omentoplastia. Já o tratamento definitivo, que consiste em vagotomia e piloroplastia ou gastrectomia, pode ser indicado no momento da abordagem de urgência ou posteriormente. Concluímos assim que, devido à crescente incidência de operações bariátricas, os médicos e profissionais de saúde devem estar familiarizados com suas possíveis complicações..

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Louise Pessoa de Araújo Guedes, Márcio Fellipe Bezerra Neves, João Victor Fernandes de Paiva, Patrícia Kelle Medeiros de Lacerda, João Paulo de Freitas Sucupira, Júlio Augusto de Almeida Ferreira Filho, Deborah Nobrega de Farias, Michelly Mellinny Queiroga Gomes, Raylanne Marcelino de Soares Medeiros, Juarez Silvestre Neto