XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Uma raridade embriológica de duplicidade de apêndice: relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente do sexo feminino, 54 anos, apresentou quadro de distensão abdominal, dor epigástrica em cólica com irradiação para fossa ilíaca direita, associado à náusea e um episódio de vômito. Refere ter sido submetida à apendicectomia há 4 meses e traz consigo o anatomopatológico. Ao exame físico, afebril (36,5 Cº), com pulso de 100 batimentos/minuto e pressão arterial de 135/80 mmHg. O exame abdominal revelou características de peritonite localizada confinada ao quadrante inferior direito. Hemograma completo documentado com contagem elevada de leucócitos (13.000/mm³) com neutrofilia (87%). A radiografia de tórax e abdome, assim como exame de urina, não apresentavam alterações. Após realização de tomografia computadorizada de abdome, evidenciando apendicite retrocecal, optou-se por apendicectomia mediana infra-umbilical. O material foi encaminhado ao anatomopatológico, onde foi constatado exsudato neutrofílico em toda espessura da parede com extensão para mesoapêndice e necrose da mesma, confirmando o diagnóstico. No quarto dia de pós operatório o paciente recebeu alta.

Discussão

O apêndice vermiforme é uma estrutura do canal alimentar em forma tubular e estreita próximo a junção ileocecal, vinculado ao ceco. As anomalias apendiculares são malformações extremamente raras que geralmente são encontradas na população adulta como um achado incidental durante a laparotomia exploratória. A duplicação do apêndice vermiforme possui uma incidência relatada de 0,004% dos pacientes operados de apendicite aguda. Quando as duplicações apendiculares são detectadas na infância, quase todos os pacientes apresentam malformações intestinais, geniturinárias ou vertebrais associadas. Entretanto, a apresentação clínica pode variar de acordo com a localização dos apêndices.

Comentários finais

A duplicação de parte do trato alimentar, em particular do apêndice vermiforme, é de curiosidade embriológica e pode estar associada a outras duplicações congênitas. Em pacientes com duplicação apendicular, quando apenas um deles está inflamado na exploração ou laparoscopia, ambos devem ser removidos para evitar confusão diagnóstica que pode surgir na remoção de um único apêndice.
É importante estar ciente das doenças anatômicas potenciais e mal posicionamentos do apêndice vermiforme. Uma inspeção cuidadosa do ceco deve ser realizada para evitar a perda de quaisquer outras anomalias do apêndice que podem resultar em graves problemas clínicos e obstáculos médico-legais.

Palavras-Chave

Apêndice, duplicidade, anomalia, raridade

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Luiz Carlos Leite Júnior, Amanda Gonçalves Kaskelis, Amine Newwara Fattah Saenger, Ana Beatriz Zorek Soster, Chiara Kerolaine Beletato, João Paulo Zanatta, José Alexandre gargantini rezze, Lauren Gotze Correa Lopes, Matheus Balabuch Neumann, Yasmin Radi Abdel Karim saenger fattah