XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

CONVERSÃO DE CIRURGIA BARIÁTRICA ENDOSCÓPICA A GASTROPLASTIA À BYPASS APÓS FALHA TERAPÊUTICA

Apresentação do Caso

Paciente VMS, 38 anos, sexo feminino, casada, procedente do Mato Grosso (MT), comparece a serviço médico de João Pessoa/PB, referindo história de obesidade há mais de dez anos, com múltiplos tratamentos prévios visando o emagrecimento. Afirmava tratamento cirúrgico realizado há cerca de dois anos, após falha de terapêuticas conservadoras. O procedimento realizado constituiu-se em gastroplastia endoscópica, operado por outra equipe. Entretanto, apresentou também falha terapêutica diante do método, com perda de peso insuficiente e manutenção da obesidade. Na ocasião da primeira consulta, negava queixas de disfagia, pirose retroesternal ou sensação de regurgitamento pós prandial. Apresentava-se em bom estado geral, com distribuição adiposa centrípeta e Índice de Massa Corporal (IMC)= 35,2 kg/m2.

Discussão

A gastroplastia endoscópica compõe-se através de sutura endoscópica transmural na parede gástrica, de maneira a reduzir o volume deste compartimento. Este estreitamento das paredes do estômago visa originar um mecanismo predominantemente restritivo no trato gastrointestinal. Todavia, em estudos observacionais de pacientes submetidos à cirurgia endoscópica para o tratamento de obesidade, verificaram-se com frequência resultados insatisfatórios, sendo apresentados níveis expressivos de perda insuficiente ou reganho de peso. Nestas situações, é mister a mudança de estratégia terapêutica, tendo como principal alternativa a cirurgia bariátrica revisional por videolaparoscopia. A cirurgia bariátrica laparoscópica relacionada a maior dificuldade técnica para o paciente com este histórico, posto que a presença de clipes ou linhas de sutura não identificáveis à videolaparoscopia, bem como a presença de aderências na grande curvatura do estômago, podem representar falha no grampeamento dos tecidos e, consequentemente, formação de fístulas.

Comentários finais

Não obstante os percalços presentes na cirurgia revisional, as técnicas videolaparoscópicas à Bypass e à Sleeve gástrico representam maior índice de sucesso em relação ao tratamento da obesidade refratária, em comparação com a técnica endoscópica. A paciente foi, portanto, submetida a cirurgia bariátrica, elegida a técnica de gastroplastia à Bypass, evoluindo sem intercorrências no perioperatório.

Palavras-Chave

cirurgia bariátrica; falha terapeutica; bypass gástrico

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Louise Pessoa de Araujo Guedes, Márcio Fellipe Bezerra Neves, João Victor Fernandes de Paiva, Patrícia Patrícia Kelle Medeiros De Laerda, João Paulo de Freitas Sucupira, Júlio Augusto de Almeida Ferreira Filho, Deborah Nobrega de Farias, Michelly Mellinny Queiroga Gomes, Raylanne Marcelino de Soares Medeiros