XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TÍTULO: ASPECTOS DA DRENAGEM DE PSEUDOCISTO PANCREÁTICO NA CRIANÇA: UM RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

J.N.S., 1 ano e 6 meses, internado em hospital terciário da região metropolitana de Recife-PE. Submetido a gastrectomia e pancreatectomia parciais para correção cirúrgica de cisto de duplicação gástrico. Evolui no 32º DPO com dor abdominal, associado a quadro de vômitos refratário às medidas clínicas. Realizado então tomografia (TC) de abdome total tendo como achado, formação de conteúdo líquido com volume estimado de 80 ml em topografia de sítio cirúrgico, com forte relação com corpo e cauda do pâncreas. Submetido posteriormente a endoscopia digestiva alta que evidenciou abaulamento em parede posterior de corpo gástrico, sugestivo de compressão extrínseca da lesão evidenciada em TC. Optado por terapêutica endoscópica com drenagem de cerca de 60 ml de líquido citrino e acesso a cavidade do pseudocisto. Paciente evolui com melhora sintomatológica e posterior alta.

Discussão

O pseudocisto pancreático é raro em crianças. Ao contrário dos adultos em que geralmente surgem como uma complicação de pancreatite crônica, as causas mais comuns de pseudocisto pancreático nas crianças são: pós trauma abdominal ou, menos comumente, a pancreatite aguda. Os pseudocistos quando menores que 5 a 6 cm podem evoluir com regressão e nesses casos é possível o acompanhamento clínico. No entanto, na presença de sintomas ou complicações, como infecção (podem progredir para abscessos pancreático), sangramento, ou ruptura para o trato digestivo é necessário abordagem terapêutica. O tratamento de pseudocisto pode ser realizado através de drenagem percutânea, cirurgia ou tratamento endoscópico. O tratamento endoscópico do pseudocisto tem a vantagem de ser um procedimento menos invasivo, relativamente breve, tanto no tempo de procedimento quanto no tempo de permanência hospitalar. Em comparação com o método percutâneo, a endoscopia permite uma drenagem interna, muito mais confortável e sem risco de fístula externa e com menor chance de recidiva.

Comentários finais

O pseudocisto pancreático é uma complicação incomum na infância sendo frequentemente atribuído a casos de trauma. É uma condição benigna, no entanto, na presença de complicações e sintomas é necessária drenagem. Atualmente são opções de abordagem terapêutica a drenagem percutânea, a cirurgia ou o tratamento endoscópico, este último com a vantagem de ser minimamente invasivo e efetivo. A drenagem endoscópica em crianças tem menos complicações do que em casos de adultos podendo ser utilizada com segurança e bons resultados a longo prazo nessa faixa etária.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva pediátrica

Autores

Raquel Santana Ramos Oliveira Fittipaldi, Erb Gama Cambrainha Monteiro, Julyanne Luize de Lima Rios Castro, Gustavo Santos de Carvalho, Airton Costa Madureira, José Luiz de Figueiredo, Thiago Guimarães Vilaça, Marcos Paulo Gomes de Mattos, Gustavo José Carneiro Leão Filho