XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TÍTULO: RETIRADA DE GOSSIPIBOMA POR COLONOSCOPIA: UM RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

C.M.C.D, 43 anos, histórico de histerectomia há cerca de 6 meses, admitida no contexto de dor abdominal em hospital terciário da região metropolitana de Recife-PE. Submetida à tomografia de abdome total, sendo evidenciada formação expansiva, exofítica, de contornos bem definidos ocupando parcialmente a luz do sigmoide, sugestiva de gossipiboma. Optado pela realização de colonoscopia que evidenciou a presença de corpo estranho arredondado de limites bem definidos, medindo cerca de 12 cm em seu maior eixo, com aspecto semelhante a matriz têxtil entremeada por restos fecais. Realizado apreensão do mesmo com auxílio de alça de polipectomia e posterior retirada através do orifício anal, sendo então identificado material compatível com compressa cirúrgica, utilizada em ato cirúrgico prévio. Após o procedimento, a paciente evoluiu com boas condições clínicas, recebendo alta hospitalar.

Discussão

Gossipiboma é uma massa de algodão (compressa, gaze) dentro do corpo deixada acidentalmente durante um procedimento cirúrgico. Os procedimentos cirúrgicos mais relacionados a esse achado são colecistectomia, histerectomia e cesárea, principalmente em situações de urgência, cirurgias em pacientes obesos ou necessidade de modificação de plano cirúrgico durante o procedimento. O corpo estranho induz uma resposta inflamatória levando a complicações locais. É assintomático em um terço dos casos, mas pode ter apresentações clínicas variáveis. Quando sintomático, poderá apresentar-se como obstrução, peritonite, aderências ou fístulas no trato gastrointestinal, mimetizando situações como abcessos e tumores. O diagnóstico por imagem é inespecífico sendo frequentemente necessária abordagem cirúrgica. A abordagem endoscópica foi utilizada nesse contexto pois havia migração completa do corpo estranho para luz do cólon, na ausência de fístulas ou perfurações.

Comentários finais

Gossipiboma é uma entidade rara de diagnóstico desafiador, mas pode levar a complicações no trato gastrointestinal. O diagnóstico por imagem é inespecífico e muitos necessitam de abordagem cirúrgica. Neste caso foi identificado gossipiboma no cólon com tentativa de retirada por colonoscopia com sucesso após identificado corpo estranho inteiramente migrado para luz do órgão.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Raquel Santana Ramos Oliveira Fittipaldi, Erb Gama Cambrainha Monteiro, Julyanne Luize de Lima Rios Castro, Gustavo Santos de Carvalho, Airton Costa Madureira, José Luiz de Figueiredo, Thiago Guimarães Vilaça, Marcos Paulo Gomes de Mattos, Gustavo José Carneiro Leão Filho