XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE PREDIÇÃO HISTOLÓGICA DA CLASSIFICAÇÃO JNET E DE KUDO EM LESÕES COLORRETAIS.

Introdução

Introdução: A colonoscopia é um método consagrado tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento de lesões colorretais. A classificação JNET (Japan NBI Expert Team) e a classificação proposta por Kudo auxilia na predição da histologia de lesões e na escolha da melhor estratégia de ressecção, entre elas as ressecções em piecemeal, monobloco ou dissecção endoscópica da submucosa.
A avaliação morfológica das lesões, com estas ferramentas permite avaliar à sua ressecabilidade, assim como permite prever os achados histopatológicos das lesões no intuito de confirmar a possibilidade de ressecção endoscópica curativa.

Objetivo

Objetivo: Comparar a classificação de lesões ressecadas em um centro de treinamento de endoscopia de acordo com as classificações JNET, Kudo e a avaliação anatomopatológica.

Método

Material e Método: Trata-se de um estudo retrospectivo que incluiu 111 lesões acima de 2 cm que foram ressecadas em nosso Serviço no período de fevereiro de 2018 a novembro de 2019. Foram coletados dados do prontuário eletrônico. Foram excluídos pacientes com dados incompletos.

Resultados

Resultados: Do total, 43 pacientes eram do sexo masculino (39%) enquanto 68 eram do sexo feminino (61%), com média de idade de 70,2 anos. Quanto classificação JNET, das dez lesões classificadas como JNET 1 apenas uma não era serrilhada ou hiperplásica. Entre as 31 lesões JNET 2A apenas uma se tratava de carcinoma e nenhuma lesão apresentou invasão profunda da submucosa. Das 27 lesões classificadas com JNET2B LOW a maioria (74%) apresentou displasia de alto grau, apenas duas lesões eram malignas, e nenhuma com invasão profunda da submucosa. Entre as 42 lesões JNET 2B HIGH, quatro apresentaram invasão profunda da submucosa. A única lesão classificada com JNET 3 tratava-se de adenocarcinoma intramucoso. Quanto à distribuição das lesões pela classificação de Kudo, observou-se que 10 eram Kudo II (8%), 31 eram Kudo IIIL (28%), 16 Kudo IIIS (14%), 41 eram Kudo IV (37%), 12 eram Kudo Vi (11%) e uma Kudo Vn (1%). As lesões classificadas como Kudo IV e Vi tiveram maior frequência de adenocarcinoma.

Conclusões

Conclusões: A classificação JNET e Kudo mostraram boa capacidade de predição histológica, confirmando que as lesões JNET 2B HIGH e 3, assim como kudo Vi e Vn correspondem geralmente a lesões com maior probabilidade de malignidade e invasão. Dessa forma auxiliam o endoscopista a definir a ressecabilidade das lesões colorretais e optar pela técnica de ressecção mais adequada.

Palavras-Chave

JNET e KUDO, LESÕES COLORRETAIS, PREDIÇÃO HISTOLÓGICA

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Alexandre Radicci Pegolo, Andre Battagin, Adriana Costa Genzini