XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TÍTULO: USO DE CIANOACRILATO PARA TRATAMENTO DE SAGRAMENTO DE DIFÍCIL CONTROLE POR ULCERA PÉPTICA .

Apresentação do Caso

A.W.S, 43 anos, admitido em sala vermelha de hospital terciário da região metropolitana de Recife--PE após quadro de hemorragia digestiva alta (HDA) associada a instabilidade hemodinâmica. Realizou endoscopia digestiva alta (EDA) que evidenciou úlcera profunda, de bordos elevados e bem definidos, medindo aproximadamente 4 cm, em seu maior diâmetro, com presença de vaso visível e pulsátil em base de úlcera. Optado pela terapia endoscópica mecânica com aposição de clipe metálico hemostático sendo identificado, após disparo do método, sangramento vultoso em jato. Realizado nova tentativa de aposição de clipe metálico, sem sucesso. Como terapia de resgate, optado pela injeção de cianocrilato em leito de úlcera gástrica, sendo observado hemostasia inicial imediata. ‘Second-look” endoscópico evidencia polímero sólido bloqueando topografia de vaso anteriormente citado associado a ausência de sangramento ativo.

Discussão

A doença ulcerosa péptica é causa de sangramento digestivo não varicoso mais comum e a terapêutica hemostática endoscópica é altamente eficaz em cessar o sangramento. Existem atualmente protocolos bem estabelecidos quanto o escalonamento das terapias de hemostasia endoscópica a depender da classificação da lesão. O manejo endoscópico inclui métodos químicos, mecânicos e térmicos. Dentre os métodos químicos é descrito, além do uso de adrenalina e agentes esclerosantes, o uso de substâncias adesivas como o cianoacrilato. Durante o sangramento recorrente ou persistente intratável a escolha da terapia subsequente inclui embolização arterial ou cirurgia de urgência. No entanto, nos pacientes de alto risco para cirurgia de urgência e na indisponibilidade de outros métodos hemostáticos o cianoacrilato pode fornecer uma alternativa segura e definitiva. São descritos casos com bons resultados a longo prazo, no entanto, são relatadas algumas complicações associadas principalmente a embolização arterial do material, sendo necessário experiência e conhecimento anatômico local.

Comentários finais

A hemorragia digestiva alta não varicosa é a principal causa de sangramento digestivo apresentando alta mortalidade. O tratamento hemostático endoscópico é a terapia de escolha nesses casos e tem protocolos bem definidos quanto ao escalonamento de técnicas. Em situações de urgência e falha na terapêutica convencional, no sangramento recorrente ou persistente, um último recurso possível a ser indicado é o uso de cianoacrilato, considerando o perfil de segurança da técnica.

Palavras-Chave

úlcera péptica, cianoacrilato, hemorragia digestiva alta

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Raquel Santana Ramos Oliveira Fittipaldi, Erb Gama Cambrainha Monteiro, Julyanne Luize de Lima Rios Castro, Marcos Paulo Gomes de Mattos, Gustavo Santos de Carvalho, Airton Costa Madureira, Jose Luiz de Figueiredo, Thiago Guimarãres Vilaça, Gustavo José Carneiro Leão Filho