XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Úlcera gástrica por citomegalovírus

Apresentação do Caso

A infecção pelo citomegalovírus (CMV) é frequentemente observada em pacientes imunocomprometidos, porém também pode ser encontrada em indivíduos saudáveis. Embora possa ocorrer em qualquer órgão, o trato gastrointestinal é um local frequentemente acometido, inclusive agravando doenças inflamatórias pregressas. Foram descritos na literatura pacientes com acometimento em esôfago, estômago, duodeno e cólon, sendo as manifestações mais comuns a dor epigástrica, sangramento gastrointestinal, náuseas e vômitos. A infecção por CMV no estômago é difícil de ser identificada de imediato, devido ausência de características macroscópicas específicas. Pode não apresentar nenhuma variação da mucosa, como pode apresentar-se através de lesão ulcerada única ou múltipla, de tamanhos variados, superficial ou profunda, até mesmo com perfuração ou sangramento maciço, além de raramente lesão verrucosa. De uma forma geral, se manifesta através de gastrite hipertrófica e erosiva com ulceração superficial e/ou profunda, especialmente em região de antro.

Discussão

Apresentamos o caso de um paciente de 43 anos, etilista pesado, tabagista e morador de área livre, que deu entrada no serviço devido quadro de hematêmese e melena. Exames laboratoriais revelaram hemoglobina 6,1 g/dl; hematócrito 19,2%. Exame endoscópico evidenciou uma úlcera extensa, medindo cerca de 12 cm, com bordas elevadas, fundo limpo, que se iniciava na transição corpo-antro, acometendo as paredes anterior, posterior e grande curvatura do antro, estendendo-se até piloro. O anel pilórico apresentava acometimento de cerca de 15% da sua circunferência. Exame histopatológico com imunohistoquímica identificou um processo inflamatório intenso ulcerado associado a infecção pelo CMV. O paciente foi tratado com IBP, sem necessidade de terapia com ganciclovir e encaminhado ao ambulatório da gastroenterologia para seguimento clínico.

Comentários finais

O acometimento do estômago pelo citomegalovírus geralmente implica em lesões ulceradas, cujo diagnóstico diferencial é difícil apenas através do exame endoscópico. Dessa forma, em pacientes imunocomprometidos, com sintomas sistêmicos ou não usuários de anti inflamatórios, deve ser aventada hipóstese de infecção por agente específico como citomegalovírus, com realização de estudo anatomopatológico com imuno-histoquímica para diagnóstico e tratamento adequados.

Palavras-Chave

úlcera gástrica; citomegalovírus; úlcera infecciosa

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Raissa Vieira Maluf, Ana Victória Martins Lima, Natan Kenji Watanabe, José Akiko Sakamoto Neto