XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Diarreia fúngica como causa de diarreia crônica: um relato de caso

Apresentação do Caso

Trata-se de uma paciente do sexo feminino, 79 anos, admitida com relato de diarreia crônica, com duração de seis meses. Referia uma média de cinco episódios diários de evacuação, com fezes líquidas (Bristol 7), sem sangue ou outros elementos anormais, associada a flatulências, distensão abdominal, perda ponderal e inapetência. Realizada extensa propedêutica para investigação etiológica e diagnóstico diferencial, não sendo identificado nenhuma alteração que sugerisse a causa. Diante de provas inconclusivas, optado pelo tratamento empírico para diarreia fúngica, com ótima resposta clínica e melhora dos parâmetros nutricionais.

Discussão

A diarreia crônica é definida como a persistência de alteração na consistência, Bristol 5 a 7, e aumento na frequência das fezes, com duração superior a quatro semanas. As causas estão diretamente relacionadas às condições socioeconômicas da população, com maior mortalidade nos extremos de idade. Dentre as etiologias, nos países subdesenvolvidos, destaca-se a infecciosa, sobretudo bacteriana e viral. Porém, a origem fúngica deve ser aventada, sobretudo se a propedêutica for negativa para as causas mais comuns. O principal agente etiológico é a Candida spp., que pode ser encontrada na microbiota de até 70% dos assintomáticos. O diagnóstico definitivo é laboratorial, através de cultura de aspirado de intestino delgado, se a contagem de Candida spp. for maior 103 CFU/mL. Porém, outra alternativa recomendada é a opção pela prova terapêutica

Comentários finais

A diarreia infecciosa tem alta prevalência em nosso meio e, apesar da etiologia fúngica ser a menos comum, deve ser levada em consideração quando descartamos as principais causas. Vale ressaltar que pacientes com uso recorrente de antibióticos, uso crônico de IBP e diabéticos, estão mais sujeitos a desenvolver o quadro.

Palavras-Chave

Diarreia crônica, fungo

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Filipe Mateus Costa Teixeira, Leandro Oliveira Costa, Débora Fernanda Fonseca Soares, Brisa Marina Meireles Monteiro