XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Leiomiossarcoma de Mesentério

Apresentação do Caso

MSTP, feminino, 67 anos, apresentou queixa de uma massa abdominal palpável, constipação, associado a náuseas e vômitos há 6 meses, foi realizado tc de abdome: formação expansiva lobulada e heterogênea no flanco esquerdo com ate cerca de 10,7x5,8 cm em seus maiores eixos axiais, inespecífica. Porém paciente perdeu seguimento ambulatorial e retornou após 5 meses, com as mesmas queixas, e relatando que a massa abdominal havia aumentado de tamanho. No exame físico apresentava abdome flácido, indolor a palpação, com massa palpável em flanco esquerdo. Exames laboratoriais: Hb 11/Ht 34,9/Leuco 5100/bastão 0/segmentados 65,4/plaquetas 195000/Ur 40/Cr 1,05. Nova tc de abdome: massa peritoneal em flanco esquerdo, predominantemente solida porém com áreas de necrose de permeio, ovalada, que mede cerca de 175x151x96mm comprimindo e deslocando as estruturas adjacentes. Foi realizada laparotomia exploradora, e uma massa peritoneal no quadrante inferior direito foi encontrada, de mesentério de jejuno, foi realizado ressecção mesenterial circundando tumoração e retirado massa de cavidade, observado 40 cm de alça isquêmicos, e demais segmentos de delgado com boa vascularização, realizado ressecção de alça isquêmica e anastomose latero-lateral de alças viáveis. Não foi visualizado metástase hepática durante a cirurgia. Enviado material para anatomopatológico, pesando 1199gr e medindo 15,5 x 15,0 x 8,5cm, confirmando Leiomiossarcoma de Mesentério, com margens cirúrgicas livres.

Discussão

As neoplasias do trato gastrointestinal originadas do intestino delgado e mesentério são muito raras, sendo representadas por menos de 2-5%. Um desses tumores é o Leiomiossarcoma, este é o sarcoma mais comum que pode se desenvolver no delgado, é formado por células de musculo liso, ocorrem com mais frequência em jejuno, íleo e duodeno, respectivamente, e podem se desenvolver também em mesentério, sendo essa manifestação ainda mais rara, incidência de 1:350.000 casos. Ocorrem em mulheres por volta dos 50 e 60 anos de vida, e se apresentam com sintomas como massa abdominal, dor abdominal, constipação e plenitude abdominal.

Comentários finais

O tratamento de escolha para leiomiossarcoma mesentérico é excisão cirúrgica. Em nosso caso, a paciente foi submetida a laparotomia, não realizou terapia adjuvante pois a ressecção cirúrgica estavam com margens livres do tumor. O presente paciente precisa estar em uma rotina regular acompanhamento para detecção de qualquer metástase ou recorrência.

Palavras-Chave

Leiomiossarcoma

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Karen de freitas Gasparotto, Tiago Raul Rondon Dini, Tadeu Gomes Corrêa, Maria Claudia Janini