Dados do Trabalho
Título
GOSSIPIBOMA: RELATO DE CASO
Apresentação do Caso
K.C.O, feminina, 39 anos, sem comorbidades. Encaminhada ao ambulatório da gastroenterologia por queixa de dores abdominais esporádicas em hipocôndrio direito, sem irradiação ou fatores de melhora ou piora. Em sua história pregressa, citou cirurgia abdominal aos 5 anos de idade, após acidente de carro. Iniciou investigação diagnóstica com exames laboratoriais inicialmente sem alterações. Ultrassonografia de abdome, evidenciou imagem de aspecto cístico com septos ecogênicos, contornos lobulares, localizada entre o fígado e o diafragma, de 8,1 x 5,7cm. Lobo hepático direito reduzido por provável status “pós cirúrgico” de hepatectomia parcial. E tomografia de abdome com atrofia do lobo direito hepático e hipertrofia do lobo esquerdo com coleção de paredes espessas septadas, 13 x 7cm, subcapsular no lobo direito. Após 2 meses evoluiu com dor em hipocôndrio direito, abaulamento e hiperemia local. Optado por realizar drenagem percutânea e enviar material para análise anatomopatológica, que mostrou processo inflamatório crônico inespecífico. Após 1 mês a paciente manteve quadro clínico com leve desconforto e exames de imagem mantendo alterações, sugestivas de abscesso hepático. Definido por laparotomia exploradora, sendo retirado corpo estranho de aspecto têxtil. A paciente recebeu alta hospitalar após 1 semana com melhora total do quadro clínico.
Discussão
Gossipiboma - termo usado para descrever uma massa formada a partir de uma matriz de algodão cercada por uma reação inflamatória/granulomatosa no tecido cuja incidência é estimada é menor que 0,2%, na sua maioria na cavidade abdominal. As apresentações clínicas variam e podem ocorrer no pós-operatório imediato ou tardio com encapsulamento do corpo estranho e formação de pseudotumores, semelhante ao caso descrito. Como os sintomas tardios são inespecíficos, o diagnóstico torna-se mais difícil, sendo necessário investigação diagnóstica pormenorizada, com exames complementares de imagem e abordagem cirúrgica com análise da peça anatômica.
Comentários finais
O caso descrito relata a presença de corpo estranho em tecido hepático, o gossipiboma ao mesmo tempo que enfatiza a importância das prevenções em procedimentos cirúrgicos abdominais. Por apresentar baixa incidência na população geral, deve ser sempre pensado em casos de pacientes com cirurgias prévias especialmente as de urgência/emergência com achados sugestivos em exames de imagem, proporcionando atuação precoce da equipe clínica-cirúrgica, diminuindo a morbimortalidade.
Palavras-Chave
Abscesso hepático, Gossipiboma, Reação a Corpo Estranho, Cirurgia Geral
Área
Cirurgia - Fígado
Autores
Lara Veiga Freire, Edla Polsinelli Bedin Mascarin do Vale, Isabelle Faleiros Fernandes, Natália Engler Ravasio, Daniela Silva Galo, Livia Jayme Paulucci, Vanessa Madrid Vivo, Rôniki Clean Sá Florencio