XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Hemorragia Digestiva Alta por Downhill Varices: relato de caso

Apresentação do Caso

V.P.A.M, 61 anos, feminino, portadora de doença renal policística autossômica dominante, em hemodiálise, tendo evoluído com síndrome de veia cava superior devido trombose venosa em decorrência do uso prolongado de cateter de diálise. Tentado sem sucesso tratamento endovascular da trombose da veia cava superior (VCS). Procurou o serviço de urgência por hematêmese e melena, sem repercussão hemodinâmica, mas com repercussão hematimétrica (hemoglobina 11,5 g/dl). Submetida a endoscopia digestiva alta, que demonstrou cordões varicosos de médio calibre, tortuosos e azulados em toda a extensão do esôfago, com ponto de ruptura em variz localizada no terço médio do órgão. Foi realizada ligadura das varizes, sem recorrência de sangramento. Encaminhada para erradicação ambulatorial das varizes esofagianas, enquanto aguarda tratamento cirúrgico da trombose em VCS.

Discussão

Downhill varices é uma condição rara associada a obstrução da VCS , ocorrendo em até 30% desses pacientes. Essas varizes têm formação e manejo diferente das varizes relacionadas hipertensão portal. Sua distribuição no esôfago varia em relação ao nível de obstrução da VCS com a veia ázigos. Se a obstrução estiver acima do nível da veia ázigos, a formação de varizes se dará no terço superior do esôfago. Em contraste, se a obstrução estiver abaixo ou envolvendo a veia ázigos, as varizes irão se formar ao longo de todo o esôfago. É uma causa rara de sangramento gastrointestinal, estimado em cerca de 0,1% de todos os casos de hemorragia varicosa. A malignidade é descrita como a etiologia mais comum da obstrução da VCS, mas é causa de sangramento em apenas 14% dos casos. A causa mais comum de sangramento por downhill varices são tromboses relacionadas a cateteres venosos. O tratamento deve ser direcionado à causa da obstrução da VCS. No entanto, em pacientes com hemorragia digestiva, está indicada a terapia endoscópica com ligadura elástica ou escleroterapia na extremidade proximal da variz para interromper o sangramento. Devido ao risco potencial de fluxo retrógrado de esclerosante para as veias espinhais levando a infarto da medula espinhal, a ligadura das varizes é o tratamento preferível.

Comentários finais

Downhill varices representam causa rara de hemorragia digestiva alta e devem ser suspeitadas em pacientes portadores de trombose de veia cava superior. O tratamento deve ser direcionado à causa da obstrução venosa e, em casos de hemorragia digestiva alta, a ligadura é a modalidade terapêutica endoscópica de escolha.

Palavras-Chave

downhill varices; hemorragia digestiva alta; síndrome da veia cava superior

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Edivan Fernandes Frota Filho, Gustavo Miranda Martins, Luiz Ronaldo Alberti, Lívia Quintanilha Santos, Fernanda Lara Borges