XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Mucormicose gástrica: Relato de Caso.

Apresentação do Caso

Paciente, masculino, 62 anos, sem comorbidades, vítima de ferimento por projétil de arma de fogo (PAF) em membro superior direito e hemitórax, submetido a toracotomia direita e laparotomia com rafias diafragmática e hepática, sem intercorrências. Evoluiu com episódios de vômitos com rajas de sangue no pós operatório, sendo realizada endoscopia para investigação diagnostica. Identificada lesão ulcerada em corpo proximal. Realizadas biópsias, que evidenciaram numerosas hifas fúngicas sugestivas de Mucormicose. Introduzido Anfotericina B lipossomal e, após seis dias, foi realizada cirurgia para ressecção em cunha da lesão. Foi feita uma endoscopia intraoperatória, que revelou considerável melhora no aspecto da lesão.

Discussão

A mucormicose é uma infecção fúngica oportunista, potencialmente fatal, causada por fungos da ordem Mucorales. Ocorre mais comumente em pacientes imunocomprometidos. No entanto, nos últimos anos, a doença também tem sido cada vez mais descrita em pacientes imunocompetentes. Sua apresentação clínica é heterogênea, variando de acordo com o sítio da infecção. A mucormicose gastrointestinal é rara, e as manifestações variam desde a colonização de úlceras pépticas à doença infiltrativa com invasão e disseminação vascular. No envolvimento gastrointestinal, o órgão mais frequentemente comprometido é o estômago (58%). Acarreta uma taxa de mortalidade significativa, alcançando até 85%, isto devido ao atraso no diagnóstico e a complicações como perfuração e sangramento maciço.

Comentários finais

À endoscopia, geralmente pode-se observar úlcera solitária ou múltiplas, recobertas por tecido necrótico. O diagnóstico é confirmado histopatologicamente com base na biópsia da área suspeita durante cirurgia ou endoscopia. O manejo bem-sucedido da mucormicose inclui suporte metabólico agressivo, terapia antifúngica com anfotericina B ou posaconazol e desbridamento cirúrgico de todos os tecidos envolvidos com necrose. A duração do tratamento é individualizada, mas geralmente é mantida por 4 a 6 semanas.

Palavras-Chave

Palavra-chave: Mucormicose, endoscopia, antifúngica.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Nonato Cury-Rad Santos Júnior, Mariama Alves Dantas Fagundes, Larissa Béa Mache Teixeira, Mariana Alves Nascimento, Priscilla de Oliveira Rocha, Sandra Sousa Santos Figueiredo, Jaciane Araújo Mota Fontes, Rosicreusa Marback de Souza, Lourianne Nascimento Cavalcante, André Castro Lyra, Suzana Silva Leal, Maysa Alves Machado, Ricardo Bandeira de melo Amaral, Vanessa Teixeira Martins, Paulo Cezar Galvão do Amaral, Victor Rossi Bastos, Sylon Ribeiro de Britto Junior, Andrea Maia Pimentel