XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Comparação da terapia endoscópica convencional e Z-POEM no tratamento do Divertículo de Zenker

Introdução

Com a modernização da medicina há a possibilidade de tratamento cirúrgico de diversas condições por meio de métodos minimamente invasivos. Nesse cenário, o Z-POEM (do inglês, peroral endoscopic myotomy for Zenker's Diverticulum) surge como uma técnica promissora que utiliza o terceiro espaço (submucoso) para promover visualização precisa do septo diverticular e, com sua secção completa, reduzir o número de sintomas recorrentes, a morbidade e a mortalidade dos pacientes portadores do Divertículo de Zenker.

Objetivo

Objetivo primário foi comparar a casuística endoscópica convencional e a abordagem por meio do Z-POEM em pacientes diagnosticados com Divertículo de Zenker, com resolução com menor número de sessões. Objetivo secundário foi analisar a incidência de complicações e recorrência em ambas as técnicas.

Método

Pesquisa inicialmente de caráter longitudinal prospectivo observacional para coleta dos dados e acompanhamento dos pacientes submetidos ao Z-POEM entre setembro de 2020 e maio de 2021, seguida por análise retrospectiva do prontuário eletrônico dos pacientes submetidos ao tratamento convencional entre 2016 e 2020. A fim de quantificar a atual disfagia dos pacientes foi realizado contato via telefone para graduação de acordo com a classificação de Dakkak e Bennett. Ao final foi realizada comparação estatística sobre a evolução dos pacientes em ambas as técnicas, buscando aquela com menor número de sintomas recorrentes, menor morbimortalidade, menor número de sessões e de complicações.

Resultados

17 pacientes participaram do estudo, sendo 13 abordados pela técnica convencional e 4 pelo Z-POEM. 75% dos pacientes do primeiro grupo apresentavam algum grau de disfagia pré-procedimento enquanto 100% do segundo grupo a apresentaram, além de outros sintomas associados (como tosse crônica e engasgos frequentes). Quanto às taxas de sucesso, a terapia convencional alcançou 90,9% após mais de uma sessão e o Z-POEM 75% em sessão única. Eventos adversos graves foram constatados em 15,4% dos pacientes da terapia convencional.

Conclusão

Z-POEM é uma técnica segura e eficaz que, ao permitir melhor visualização do septo muscular, em uma única sessão é capaz de promover a melhora do quadro, além de que apresenta menor taxa de recorrência dos sintomas e atribui menor morbimortalidade aos pacientes.

Palavras-Chave

Divertículo de Zenker; Transtornos de Deglutição; Procedimentos cirúrgicos endoscópicos

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Gabriele da Silva, Flávio Heuta Ivano, Gabriela Redivo Ströher , Daniella Khouri Fernandes, Vitor Cassal da Cunha