XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Íleo biliar em suspeita de intussuscepção intestinal: um relato de caso de um importante e raro diagnóstico diferencial

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 53 anos, colelitíase há 6 anos consulta em UPA devido a dor em abdome superior há 3 dias, associada a distensão abdominal, náuseas, vômitos, parada de eliminação de flatos e fezes. Nega cirurgias prévias.

Encaminhada a hospital secundário e solicitada rotina radiográfica de abdome agudo, que mostrou sinal do empilhamento de moedas. Tomografia computadorizada (TC) de abdome contrastada com alças de delgado distendidas com área de "stop" ao nível do íleo e aparente formação de alvo, suspeita de intussuscepção. Inicialmente optou-se por tratamento conservador, mas sem melhora.

Submetida a laparotomia exploradora. Identificado ponto de stop por obstrução mecânica em íleo a 60 cm da valva ileocecal, vesícula biliar aderida ao estômago e ângulo hepático do cólon, sem plano de clivagem.

Incisão transversal em íleo revelou presença de cálculo biliar (CB) de 4,5 cm em seu maior diâmetro, que foi removido. Realizada exploração manual que excluiu outros cálculos, e rafia da incisão.

Paciente mantida internada com antibioticoterapia e dieta sob orientação. Apresentou melhora clínica e recebeu alta no 7º dia pós operatório.

Discussão

Íleo biliar (IB) é uma condição rara – incidência de 0,9/100.000ano – que evolui como complicação em 0,5% dos casos de colelitíase. É mais comum em idosos e mulheres.

A doença se caracteriza por obstrução intestinal devido à migração de CB, geralmente por fístula colecistoentérica. O sítio mais comum de obstrução é o íleo distal.

Apenas 50% dos pacientes recebem diagnóstico no pré operatório. Radiografia e TC podem elucidar o caso. Se presente, a tríade de Rigler – obstrução intestinal, aerobilia e CB ectópico – é patognomônica. Neste caso, a suspeita inicial pela TC foi de intussuscepção (imagem em alvo por cálculo preenchendo luz ileal). Estudo retrospectivo à luz do diagnóstico intraoperatório mostrou que a tríade estava presente na TC.

O tratamento objetiva extração do CB. Enterolitotomia longitudinal com exploração manual em busca de outros cálculos é a principal opção; se necessário, colecistectomia e correção da fístula podem acontecer: no mesmo ato cirúrgico ou após 4 semanas. Enterectomia segmentar está indicada se houver sofrimento de alça. Cirurgia laparoscópica, litotripsia extracorpórea e endoscopia intervencionista são alternativas terapêuticas.

Comentários finais

IB é um importante mas raro diagnóstico diferencial em abdome agudo obstrutivo, que deve ser considerado em suspeita de intossuscepção, principalmente se há histórico de colelitíase.

Palavras-Chave

Íleo Biliar, Colelitíase, Abdome Agudo, Obstrução Intestinal, Intussuscepção, Cálculo Biliar, Tríade de Rigler

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

KELSON LOPES PONTES ALBANO BATISTA, ANDRÉ AUGUSTO GOMES PEREZ, PEDRO HENRIQUE ARAUJO REIS, PEDRO PITUBA DE ARAÚJO