XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Rastreamento organizado de câncer colorretal através do teste imunoquímico fecal para os colaboradores do Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: resultados preliminares

Introdução

O câncer colorretal (CCR) é a terceira causa de mortalidade por câncer no mundo. No Brasil, os estádios avançados (III e IV) representam mais de 60% dos casos ao diagnóstico, com impacto tanto nas taxas de sobrevida e prognóstico, como também na qualidade de vida e econômico. Programas de rastreamento, através de teste imunoquímico fecal quantitativo (FIT), demonstram alta sensibilidade e especificidade, com elevada taxa de adesão em relação aos outros testes de pesquisa de sangue oculto fecais. Resultados destes programas organizados demonstram redução da mortalidade por câncer. O programa organizado de rastreamento nos colaboradores da área da saúde reflete o engajamento institucional em cuidar de quem cuida.

Objetivo

Implantar o rastreamento organizado para CCR através do FIT, seguido de colonoscopia para os casos positivos, para os colaboradores do Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Método

Colaboradores do Complexo HCFMUSP, entre 50 e 75 anos, estão sendo convidados a participar. Pacientes com FIT positivo (nível maior ou igual a 50 ng/mL) são encaminhados para realização de colonoscopia. Utilizam-se endoscópios de alta definição e com magnificação para os procedimentos.

Resultados

De um total de aproximadamente 9000 colaboradores, 1211 já foram submetidos ao FIT. 63% deles devolveram o teste para análise. Destes, 52/761 (7%) tiveram FIT positivo. 46 pacientes foram submetidos à colonoscopia até o momento. Todas as colonoscopias foram completas, até ceco ou íleo, e apresentavam preparo bom ou excelente, a exceção de 1, que apresentou preparo regular. 73,9% eram mulheres, 65,2% eram brancos e a média de idade foi de 56 anos. O intervalo entre a realização do FIT e da colonoscopia foi de 35 dias em média (12-115), com valor do FIT variando de 54-2263 ng/dL. A taxa de detecção de adenoma foi 60,9% (28 pacientes). Foram detectadas 90 lesões, com tamanho médio de 5,8 mm (2-30), sendo destes 60,7% (54) adenoma com displasia de baixo grau, 2,2% (2) adenoma com displasia de alto grau, 5,6% (5) de lesões serrilhadas e neoplasia em 1 paciente.

Conclusão

1. A implantação do programa de rastreamento organizado para os Colaboradores do Complexo HCFMUSP tornou-se uma realidade, porém demonstra moderada taxa de adesão, devendo-se aprimorar as estratégias para incentivar a participação; 2. Resultados parciais demonstraram alta taxa de detecção de adenoma nos colaboradores FIT positivos.

Palavras-Chave

Colonoscopia; Câncer colorretal; Rastreamento; Teste imunoquímico fecal; FIT;

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Adriana Vaz Safatle-Ribeiro, Ulysses Ribeiro Junior, Fábio Luis Recioli, Marcio Roberto Facanali Junior, Isabella Nicácio de Freitas, Fabio Kawaguti, Afonso Henrique Silva Sousa Junior, Antônio dos Santos Barboza, Elizabeth de Faria, Antônio José Rodrigues Pereira, Vera Lucia Pagliusi Castilho, Elenice Messias Nascimento Gonçalves, José Eluf Neto, Sérgio Carlos Nahas