XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Melanoma metastático jejunal como causa de hemorragia obscura

Apresentação do Caso

Homem, 69 anos, com histórico prévio de melanoma nodular em pele do ombro esquerdo em 2015-ressecado em 2016, metastático para dois linfonodos (cervicais) e cerebral, retirados em 2017 e 2018, respectivamente, interna com quadro de dor abdominal, anemia, melena, diarreia crônica e perda ponderal a esclarecer a aproximadamente 4 meses. Recebeu transfusão de dois hemoconcentrados na emergência e endoscopia evidenciou apenas gastrite erosiva plana antral leve com áreas de enantema. A colonoscopia evidenciou apenas pequeno pólipo séssil em ascendente. Como os aparelhos de enteroscopia com duplo balão estavam em manutenção, foi sugerida a realização de enteroscopia ´´push`` . Esta evidenciou lesão vegetante, irregular, infiltrante, púrpura violácea, ocupando praticamente toda circunferência do órgão, subestenosante, se estendendo longitudinalmente por 3 cm, com pontos de ulceração, com muco similar a fibrina recobrindo toda sua superfície, pouco friável, localizada a aproximadamente 35 cm do ângulo de Treitz (Foto). A lesão foi biopsiada e a conclusão foi de neoplasia maligna pouco diferenciada. O estudo imuno-histoquímico resultou em S100 (clone policlonal): positividade fraca e difusa nas células neoplásicas, HMB-45 (Clone HMB 45): Melan A (Clone A10): positividade forte e difusa nas células neoplásicas, CD 45 (LCA, clone 2B11 + PD7/26) e CKPAN (clone AE1/AE3): negativos nas células neoplásicas, sendo os achados compatíveis com melanoma.

Discussão

Após revisão da literatura utilizando o PubMed com as seguintes palavras-chaves: Enteroscopy AND Melanoma, foram encontrados 31 artigos, na ampla maioria sendo relatos de casos, com alguns deles se manifestando com obstrução intestinal por intussuscepção. Nos casos relatados não houve menção diagnóstica sobre o uso de enteroscopia´´push`` em nenhum deles, sendo diagnosticados por enteroscopia com duplo balão, balão único, tomografia computadorizada, PET-TC, cápsula endoscópica ou durante cirurgia de emergência.

Comentários finais

O melanoma metastático para delgado apesar de ser causa rara de hemorragia obscura pode ser diagnosticado pela enteroscopia através do método ´´push`` em casos selecionados, podendo ser uma boa alternativa naqueles centros que não dispõem de métodos avançados de PET-CT, enteroscopia com balão único ou duplo balão, ou cápsula endoscópica.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Intestino delgado

Autores

Rafael Pires Quinellato