XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA DO TESTE RÁPIDO DA UREASE GUIADO POR CARACTERÍSTICAS ENDOSCÓPICAS DA MUCOSA GÁSTRICA PARA O DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO POR Helicobacter pylori: UM ESTUDO PROSPECTIVO.

Introdução

O estudo tem como motivação demonstrar que o teste rápido da urease (TRU) para o diagnóstico da infeção por H. pylori é eficaz com menores quantidades de biópsias.

Objetivo

Verificar qual a região do estômago com maior sensibilidade para detecção do H. pylori e sugerir a melhor quantidade de biópsias, com base nas características da mucosa gástrica na endoscopia. Além disso, relatar aspectos endoscópicos dos pacientes infectados por H. pylori e caracterizar um protocolo de tempo para análise do TRU.

Método

Estudo analítico e prospectivo envolvendo 24 pacientes encaminhados para EDA, independente da queixa. Os critérios de exclusão foram a idade acima de 60 anos e abaixo de 18 anos, além de uso de IBP nos últimos 15 dias. Todos os exames sendo realizadas pelo mesmo endoscopista. Foram coletadas 9 biópsias da mucosa para a realização do TRU e análise anatomopatológica (AP). Dessas 9, 5 foram destinadas ao TRU, sendo divididas em 3 subgrupos de acordo com a topografia: 1. 2 em antro; 2. 1 em antro e 1 em fundo; 3. 1 em antro. Coletados o tempo decorrido para positivar o teste, com limite máximo de 3 horas, e o resultado. As outras 4 biópsia destinadas à análise AP, padrão-ouro. Foram também coletados: idade, sexo, motivo do exame e características da mucosa. Calculados sensibilidade, especificidade e acurácia, além de teste quiquadrado de Pearson para correlacionar gastrite com TRU positivo.

Resultados

Dentre os 24 pacientes, 4 eram homens e 20 mulheres. A epigastralgia foi a queixa mais frequente. À EDA: 14 pacientes (58,33%) se apresentaram com gastrite (9 gastrites antrais e 5 pangastrites) e 10 (41,66%) com achados normais. Os resultados do TRU positivaram em 14 pacientes, sem diferença de acurácia entre os grupos. Em 13 (92,85) o teste se positivou em até 30 minutos após a coleta e em 1, até uma hora. Após 1 hora nenhum teste positivou. No AP, 15 (62,50%) foram positivos. O TRU teve sensibilidade e especificidade encontrada de 93% e 100%, respectivamente. A acurácia do TRU foi de 95%, valores preditivo positivo e negativo de 100% e 90%, respectivamente. Os achados à EDA de gastrite e os resultados positivos do TRU tiveram associação positiva significante, com o p valor= 0,017.

Conclusão

Concluiu-se que a acurácia do TRU é mantida com uma quantidade menor de biópsias, não sendo necessárias mais que uma amostra do antro gástrico para coleta do teste, independente das características da mucosa à EDA. Além disso, não é necessário aguardar tempo maior que uma hora após a coleta do exame.

Palavras-Chave

Helicobacter pylori, teste rápido da urease, h pylori, endoscopia digestiva alta

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Wemerson Geraldo Queiroz Filho, Rafael Krieger Martins, André Luis Fernandes, Ruan Kelvin Wink Schell, Carolina Kosako Tanzawa, Igor Dal Pozzo da Costa, Milena Queiroz