XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DA TERAPIA BIOLÓGICA COM INFLIXIMAB NO CONTEÚDO TECIDUAL DE COLÁGENO EM SEGMENTOS DO CÓLON E RETO COM E SEM DE TRÂNSITO INTESTINAL

Introdução

A reconstrução do trânsito intestinal após a cirurgia de Hartmann (CH) é um procedimento associado a altos índices de complicações pós-operatórias, principalmente representadas pelas fístulas anastomóticas, que cursam com altos índices de morbimortalidade. Os Ácidos Graxos de Cadeia Curta (AGCCs) representam o principal substrato necessário para síntese colágeno no cólon. Deficiência do suprimento de AGCCs, além de reduzir a síntese de colágeno, ocasiona o aparecimento da retite de exclusão (RE). A inflamação no cólon excluso de trânsito aumenta a produção de metaloproteinase 9 (MMP-9), principal colagenase presente no cólon inflamado. O infliximab reduz o infiltrado inflamatório e diminuir a produção de MMP-9 favorecendo a cicatrização epitelial, porém foi pouco estudado na RE.

Objetivo

Avaliar os efeitos da terapia com infliximab no conteúdo de colágeno total, dos subtipos I e III e de MMP-9 no cólon de ratos submetidos à exclusão do trânsito fecal.

Método

Vinte e quatro ratos machos, foram submetidos a derivação intestinal sendo divididos em três grupos segundo aplicação subcutânea semanal, das seguintes substâncias; A: soro fisiológico (SF) 0,9%, (n=8); B: infliximab na dose de 5mg/kg/sem (n=8) e, C: infliximab, na dose de 10mg/kg/sem (n=8), por 5 semanas consecutivas. Findo este prazo foram eutanasiados para remoção de segmentos do intestino grosso com e sem trânsito fecal. O processo inflamatório foi avaliada pela técnica da hematoxilina-eosina. O colágeno total foi identificado pela técnica do tricrômio de Masson, enquanto a expressão dos colágenos do tipo I, III, MMP-9 e mieloperoxidase (MPO) por técnica imuno-histoquímica. O conteúdo tecidual foi identificada por imagem assistida por computador.

Resultados

A intervenção com infliximab, principalmente em doses maiores, reduziu o escore inflamatório, melhorou a cicatrização epitelial e aumentou o conteúdo de colágeno total no cólon sem trânsito em relação ao SF0.9%. O inliximab reduziu a infiltração neutrofílica avaliada pelos níveis teciduais de MPO e o conteúdo tecidual de MMP-9. O conteúdo de colágeno total e de ambos os subtipos foi sempre menor no cólon excluso, quando comparado aos segmentos com trânsito preservado, independente da solução utilizada. A terapia com infliximab aumentou o conteúdo de colágeno dos subtipos I e III no reto desprovido de trânsito fecal.

Conclusão

O infliximab diminui o processo inflamatório tecidual e aumenta o conteúdo de colágeno total e dos subtipos tipo I e III no reto excluso de trânsito fecal.

Palavras-Chave

Reto; Retite; Retite, Ácidos Graxos de Cadeia Curta, Colágeno Tipo I; Colágeno Tipo III; Fator de Necrose Tumoral alfa; Infliximab; Ratos.

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

ANTONIO JOSE TIBURCIO ALVES JUNIOR, BRUNA ZINI DE PAULA FREITAS, DANILO TOSHIO KANNO, ROBERTA LAIS DE SANTOS MENDONÇA, FABIO GUILHERME CAMPOS, CARLOS AUGUSTO REAL MARTINEZ