XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Acesso gástrico endoscópico temporário (GATE) para tratamento de coledocolitíase pós bypass gástrico em Y de Roux: relato de caso

Resumo

Mulher, 34 anos, com história de bypass gástrico em Y de Roux há 4 anos e colecistectomia videolaparoscópica há 3 anos, interna com quadro de coledocolitíase sintomática. Indicado tratamento com CPRE através de acesso gástrico endoscópico temporário (GATE). O procedimento foi realizado em dois tempos. Na primeira etapa, o estômago excluso foi localizado com o ecoendoscópio, seguido por punção com agulha 19G. Após confirmação radioscópica da posição intragástrica, realizada passagem do fio guia teflonado, seguida pela introdução e liberação do stent de aposição luminal (LAMS) com sistema de entrega com cautério.
A segunda etapa do procedimento foi realizada em 7 dias. Após confirmação do posicionamento adequado do stent, realizada passagem do duodenoscópio para o estômago excluso, permitindo acesso ao duodeno e via biliar. A CPRE foi realizada com sucesso, sendo realizada papilotomia endoscópica e remoção dos cálculos. Imediatamente após, a LAMS foi removida e um stent duplo pigtail foi colocado para manter o pertuito caso fosse necessária a reabordagem precoce. O procedimento ocorreu sem intercorrências, e a paciente teve alta em 2 dias.
A paciente retornou para revisão endoscópica em 2 semanas. O stent plástico havia migrado, e a fístula gastrogástrica se encontrava praticamente fechada.
Discussão: CPRE em pacientes submetidos à bypass gástrico em Y de Roux é um procedimento desafiador. O acesso à via biliar através da enteroscopia é trabalhoso e frequentemente não-resolutivo. A CPRE assistida por videolaparoscopia é mais invasiva, e entre as desvantagens, necessita a mobilização de maior equipe médica.
A CPRE através de GATE foi inicialmente descrita em 2014 como uma alternativa ao acesso à via biliar. Ao contrário da CPRE assistida por enteroscopia, com o GATE é possível acessar a papila duodenal maior de forma mais anatômica e habitual ao endoscopista, o que facilita a canulação da via biliar e realização de terapêutica. A literatura mostra que o GATE+CPRE possui altas taxas de sucesso clínico e eventos adversos raros. Acreditamos que esta é a melhor estratégia para acesso à via biliar pós bypass gástrico em Y de Roux, especialmente em pacientes pós colecistectomia que podem evitar nova cirurgia.
Comentários Finais: Descrevemos pela primeira vez no Brasil um caso de tratamento endoscópico de coledocolitíase em paciente com gastroplastia em Y de Roux através de GATE. Este é um procedimento seguro e eficaz que cada vez mais será utilizado neste cenário.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Ecoendoscopia

Autores

Marcos Eduardo Lera Dos Santos, Bruno Salomão Hirsch, João Guilherme Ribeiro Jordão Sasso, Igor Mendonça Proença, Spencer Cheng, José Jukemura, Eduardo Guimarães Hourneaux De Moura