XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Segurança da sedação na colonoscopia por médico endoscopista – Estudo prospectivo em clínica de referência do oeste do Paraná

Introdução

Na colonoscopia sob sedação, os fatores mais críticos relacionados a morte do paciente são a depressão respiratória e a obstrução de via aérea, configurando complicações que devem ser evitadas a todo custo. Entretanto, a taxa de incidência, é relativamente baixa, frente a quantidade de exames realizados e a experiência dos médicos endoscopistas. A segurança da sedação realizada por médico não anestesiologista é motivo de debate.

Objetivo

Avaliar a segurança na sedação em pacientes submetidos a colonoscopia eletiva em uma clínica do Oeste do Paraná.

Método

Análise prospectiva dos pacientes submetidos à colonoscopia eletiva, por médico endoscopista, sem a presença do médico anestesiologista, sob sedação com Midazolam e Fentanil. Foram avaliados a variação da saturação de oxigênio (desfecho primário) e valores de pressão arterial não invasiva, Shock Index e pulso (desfechos secundários), tanto no início do exame, quanto no momento da chegada ao ceco e ao cólon descendente.

Resultados

Apenas 1% dos pacientes apresentaram queda na saturação de oxigênio para valores menores de 92%, contudo a queda ocorreu de forma não sustentada. A média da frequência cardíaca durante o procedimento foi de 76,25 batimentos por minuto. Nenhum participante apresentou a pressão arterial sistólica abaixo de 80 mmHg, tanto sexo masculino, quanto no sexo feminino, independente da idade ou presença de co-morbidades. Em relação ao Shock Index, 3,5% tiveram alteração com valores maiores que 1,0.

Conclusão

Conclui-se que, pacientes sem comorbidades e alergias, a colonoscopia pode ser conduzida sem a assistência do médico anestesista.

Palavras-Chave

Colonoscopia; segurança; sedação consciente;

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Igor Dal Pozzo da Costa, Rafael Krieger Martins, André Luis Fernandes, Wemerson Geraldo Queiroz Filho, Camila Lopes Manetti