XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Ressecção de Tumor Neuroendócrino duodenal com auxílio de banda elástica.

Resumo

Paciente masculino, 22 anos, portador da síndrome genética de Kabuki, apresentou aumento progressivo do volume abdominal há 7 meses associado a empachamento pós prandial, o que motivou a procura de atendimento médico. Realizou uma tomografia de abdômen com contraste que evidenciou uma massa abdominal retroperitoneal centrada no espaço pararrenal anterior e goteira parietocólica direita medindo 25cm em seu maior eixo e com volume estimado em 4500cm³. A biópsia percutânea guiada por tomografia dessa massa resultou em neoplasia mesenquimal fusocelular do tipo tumor desmoide. Iniciando então o acompanhamento oncológico e tratamento com Celecoxibe e Tamoxifeno.
Nesse contexto, foi solicitada uma endoscopia digestiva alta (EDA) que evidenciou uma lesão elevada em bulbo duodenal compatível com tumor neuroendócrino (TNE) bem diferenciado (Ki-67 menor que 2%) positiva para cromogranina A e sinaptofisina, após análise histopatológica e imunohistoquímica. Devido a localização da neoplasia retroperitoneal havia uma distorção anatômica que dificultava o posicionamento ideal do endoscópio na região do bulbo duodenal. Optou-se então pela ressecção da lesão com auxílio de ligadura elástica. Após injeção submucosa com voluven 6% e índigo carmin foi realizada apreensão da lesão com banda elástica que facilitou a ressecção com alça diatérmica. Posteriormente foi efetuada hemostasia profilática do leito de ressecção com clipes metálicos. Não houveram intercorrências. O paciente recebeu alta após procedimento e não apresentou complicações tardias. A análise anatomopatológica da peça novamente foi compatível com TNE bem diferenciado (G1) com margens livres, sem invasão angiolinfática ou perineural (pT1).

Palavras-Chave

Tumor neuroendócrino, TNE, Duodeno

Área

Endoscopia - Intestino delgado

Autores

Guilherme Henrique Peixoto de Oliveira, Victor Lira de Oliveira, Bruno da Costa Martins, Spencer Cheng, Gustavo Oliveira Luz, Caio Almeida Perez, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura