XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

BAROTRAUMA GÁSTRICO PÓS INTUBAÇÃO DE PACIENTE COM COVID-19. RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA.

Apresentação do Caso

J..A.S, 47 anos, obesa, hipertensa e diabética, com quadro de SRAG por Covid 19, sob IOT, com baixa saturação e acidose metabólica; s. A tomografia de tórax indicou severo comprometimento pulmonar pela Covid-19, com áreas densificadas bilateralmente em torno de 70%, sem pneumotórax e sem pneumomediastino. A Tomografia de abdome evidenciou pneumoperitônio maciço, com elevação das cúpulas e compressão visceral. Submetida a laparotomia, segundo as recomendações das sociedades cirúrgicas em casos de COVID-19, o achado foi uma extensa laceração gástrica em seu eixos longitudinais e ântero-posteriores, com perfuração em pequena curvatura alta e abdome agudo perfurativo por barotrauma.

Discussão

As causas de ruptura gástrica por barotrauma estão relacionadas à reanimação cárdio-pulmonar, oxigenioterapia/ventilação não invasiva e acidentes com mergulhadores. As lesões gástricas podem se apresentar, como lacerações parciais da mucosa até ruptura completa e pneumoperitônio hipertensivo; podem ocorrer na pequena curvatura (73% dos casos), e está associada à lei de Laplace segundo a qual a pressão em uma cavidade é diretamente proporcional à tensão exercida em sua parede e inversamente proporcional ao raio dessa cavidade (P=T(1/R1+1/R2). No presente caso, foi optado pela intervenção cirúrgica imediata, apesar das condições bastante críticas da paciente com Covid-19 e SARS. Durante o procedimento verificou-se a ruptura da pequena curvatura e o mecanismo da lesão foi a ventilação com pressão positiva inadvertida no esôfago, com elevação súbita da pressão intragástrica e provável constricção pilórica, causando ruptura e perfuração.

Comentários finais

A pandemia de Covid-19 e a modificação dos padrões de segurança do paciente e da equipe cirúrgica, trouxe novos desafios para os cirurgiões e as recomendações e diretrizes para manejo de condições adversas, relacionadas ou não à Covid-19. A perfuração gástrica é uma condição cirúrgica de urgência, que requer tratamento cirúrgico para evitar desfecho fatal. Intubações difíceis com locação acidental do tubo no esôfago, podem trazer trágicas complicações, como a ruptura gástrica, com consequente ameaça ao estado clínico do paciente, principalmente aqueles já acometidos de Sars-Cov-02, e síndrome respiratória aguda grave (SARS), como o caso em tela.

Palavras-Chave

BAROTRAUMA, RUPTURA GÁSTRICA, ACIDENTES DE INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

CARLOS GUILHERME GIAZZI NASSRI, ADRIANA BASSANI NASSRI, GIULIA BASSANI GIAZZI NASSRI, FELIPE NARCISO, JAMES FERNANDO MACHADO MUNIZ DE SOUZA, CAMILA LOT COSCINA, LUIZ OTAVIO CINTRA AVEZUM, CAROLINE BITENCOURT CARDOSO SOUZA, MARCO ANTONIO SEQUEIRA MENDONÇA, IASMIN ALVES PALHOTA LIMA