XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

NEOPLASIA MUCINOSA DE APÊNDICE CECAL

Apresentação do Caso

A.P.R, 42 anos, feminino, deu entrada no pronto socorro de ginecologia com história de dor pélvica de forte intensidade há 3 dias, sem outros comemorativos. Ao exame físico apresentava descompressão brusca dolorosa em região hipogástrica, sem achados relevantes no exame ginecológico. Para melhor elucidação diagnóstica, foi realizada ultrassonografia endovaginal, que evidenciou volumosa formação cística complexa na pelve, de provável etiologia ovariana, com moderado volume de líquido livre em fundo de saco posterior. Diante do quadro, indicada laparotomia exploradora com a hipótese diagnóstica de torção anexial. No intraoperatório foi identificado abscesso tubo-ovariano bilateralmente, sendo procedida a salpingectomia bilateral. Ademais, foram observados sinais inflamatórios em apêndice cecal, sendo então convocada a equipe de cirurgia geral para avaliação do caso. Ao inventário da cavidade, observado apêndice vermiforme hiperemiado e de dimensões aumentadas, além de lesão tumoral em ceco de natureza indeterminada. Indicada hemicolectomia direita, procedimento realizado sem intercorrências. Devido à evolução clínica satisfatória, a paciente recebeu alta hospitalar no 6 dia pós-operatório com antibioticoterapia. Em seguimento ambulatorial, avaliado anatomopatológico, em que o produto ressecado apresentava neoplasia mucinosa do apêndice vermiforme de baixo grau. Estadiamento patológico pT4b, pN0, pMX. Margens cirúrgicas livres de comprometimento. Encaminhada ao ambulatório de cirurgia oncológica para avaliar necessidade de reabordagem cirúrgica, no entanto, devido ausência de sinais de pseudomixoma e de comprometimento de margens cirúrgicas, optou-se por aguardar realização de colonoscopia e tomografias de tórax e abdome total solicitadas. Orientada sobre lesão tumoral considerada avançada e que, futuramente, poderá ser necessária reabordagem cirúrgica associada a citorredução com HIPEC. Mantém seguimento nos ambulatórios de cirurgia do aparelho digestivo e oncologia clínica.

Discussão

As neoplasias do apêndice cecal são consideradas raras, predominantemente representadas por tumores epiteliais e tumores neuroendócrinos. Estima-se que até 0,2% das apendicectomias apresentam um adenocarcinoma.

Comentários finais

Propusemo-nos a relatar o presente caso tendo em vista a sua baixa incidência e a importância da alta suspeição clínica pelo cirurgião, a fim de se adotar condutas agressivas que poderão impactar positivamente no prognóstico.

Palavras-Chave

Mucocele; Apêndice Cecal; Apendicectomia.

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

José Roberto Violatti Filho, Jéssica Ferreira Freitas, Lucas Rocha Martins, Adilson Gomes Faion