XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Cápsula Endoscópica e Sangramento de Delgado Suspeito: Importância da Realização Precoce

Introdução

O advento da cápsula endoscópica no século XXI revolucionou a investigação das afecções do intestino delgado. Dentre elas, destacam-se os casos de hemorragia digestiva média, que ocorrem da papila duodenal até a válvula íleocecal e respondem por 5% de todos os casos de hemorragia digestiva.
O termo sangramento digestivo obscuro foi historicamente usado para se referir ao sangramento evidente ou oculto, cuja origem não era elucidada após a realização de endoscopia digestiva alta e colonoscopia. Atualmente, o termo foi substituído por “sangramento de delgado suspeito”, estando o primeiro reservado para os casos que permanecem não diagnosticados após investigação do intestino delgado.
É bem estabelecido que o rendimento da cápsula endoscópica é maior quando realizada em até 14 dias do sangramento, com redução após esse período por cicatrização de lesões de mucosa, lesão de Dieulafoy e angiectasias pequenas que podem ser negligenciadas.

Objetivo

Avaliar a correlação do tempo entre o sangramento e a realização da cápsula endoscópica com o rendimento do método em detectar lesões que justificam o quadro e determinar as causas mais frequentes de hemorragia digestiva média.

Método

Foram analisados 19 pacientes submetidos a cápsula endoscópica no período de maio de 2020 até julho de 2021 por sangramento de delgado suspeito em um Hospital Universitário. Os exames foram realizados com a PillCam™ SB3 da Medtronic™.
Através de revisão de prontuário, foi determinado tempo entre o último episódio de sangramento e a realização do exame endoscópico, bem como seu resultado. Para os exames com angiectasias, foram considerados positivos apenas as classificadas com P2 de Saurin.

Resultados

Dos 19 pacientes, 3 foram submetidos ao exame para investigação de anemia ferropriva, com rendimento de 66%. Entre os 16 pacientes com hemorragia, 9 foram realizados em até 14 dias do evento e os demais após esse período e o rendimento foi de 55% e 42%, respectivamente. A etiologia mais frequente foi angiectasia (70%), seguida de úlcera (30%).

Conclusão

Atualmente, a cápsula endoscópica é considerada como primeira linha na investigação de sangramento de delgado suspeito, tendo em vista seu rendimento diagnóstico de cerca de 61% e custo-efetividade em detectar principalmente lesões vasculares ou ulceradas. O presente estudo corrobora os achados da literatura e reforça a importância da realização precoce do exame. O perfil da coorte é de pacientes com multimorbidades, o que pode explicar a alta prevalência de angiectasias.

Palavras-Chave

hemorragia digestiva média; cápsula endoscópica

Área

Endoscopia - Intestino delgado

Autores

Anna Luiza Pereira Alvarães