XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

COBERTURA TEMPORÁRIA DA CAVIDADE ABDOMINAL COM CURATIVO À VÁCUO. O DESAFIO NO MANEJO DAS PERITONEOSTOMIAS. RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA.

Apresentação do Caso

S.A.S, 52 anos, masculino, etilista de longa data. Foi internado com quadro de pancreatite crônica agudizada e necrose pancreática difusa. Inicialmente apresentou evolução satisfatória apesar da manutenção de n´veis elevados de amilasemia, porém a partir do décimo quinto dia de internação, apresentou sinais de necrose infectada peri-pancreática, que iniciou uma série de intervenções cirúrgicas para necrosectomia e sequestrectomias, conduzindo o caso ao difícil manejo da peritoniostomias e curativos diários. O objetivo desse trabalho é o de revisar sistematicamente a literatura e propor uma técnica simples e barata para realização de curativos á vácuo factíveis em hospitais de menor complexidade e sem investimentos de grande monta.

Discussão

Os métodos utilizados para a cobertura temporária da cavidade abdominal devem apresentar características simples como material de fácil disponibilidade, fácil acesso à cavidade, reduzir a perda de fluídos, possibilitar a quantificação da perda de secreções no caso de fístulas, proteção das vísceras, baixo custo e facilitar o fechamento definitivo. Diversas técnicas têm sido descritas, mas em regra utilizam-se telas absorvíveis ou não e/ou uma folha de material impermeável com objetivo de diminuir as perdas hídricas e calóricas . As telas inabsovíveis podem ser constituídas de nylon, polipropileno ou Dácron e as de material absorvíveis como a poligalactina e o PTFe de consistência mais mole, parecerem reduzir a incidência de fistulização, por uma resposta inflamatória local menos intensa .
Nossa opção foi a utilização da chamada “bolsa sanduíche” com drenagem à vácuo em aspirador com pressão de 100 mm Hg, que associou bolsa de Bogotá (bolsa estéril coletora de urina), esponjas estéreis destacadas manualmente da escova de antissepsia cirúrgica e campo cirúrgico auto aderente de 50 cm x 30 cm.

Comentários finais

As peritoneostomias ou laparostomias, são estratégias cirúrgicas usadas em várias situações. foram desenvolvidas diversas técnicas para cobrir temporariamente a cavidade peritoneal. A mais conhecida e mais difundida em nosso meio é a bolsa de Borráez, mais conhecida como bolsa de Bogotá. Observamos que a contenção das vísceras, o controle das secreções e a tolerabilidade do paciente foi alcançada com a pressão descrita. Concluímos que a cobertura temporária pelo método descrito, com curativo à vácuo é opção segura, de baixo custo e fácil execução pelo cirurgião muitas vezes afastado dos grandes centros.

Palavras-Chave

PERITONEOSTOMIA, BOLSA DE BOGOTÁ, PANCREATITE CRÔNICA AGUDIZADA, FÍSTULAS ENTÉRICAS

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

CARLOS GUILHERME GIAZZI NASSRI, ADRIANA BASSANI NASSRI, GIULIA BASSANI GIAZZI NASSRI, LETÍCIA FIRMINO SATO, ANTONIO BUENO MORAES NETO, FELIPE NARCISO, JAMES FERNANDO MACHADO MUNIZ DE SOUZA, JULIA AIRES MARANGONI, AMANDA CAROLINE DÒNOFRE GARCIA, LUCAS MARINS BENEDETI