XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

LINFANGIOMA CÍSTICO DE MESENTÉRIO. RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA.

Apresentação do Caso

Z.R.S. 67 anos, com queixa de desconforto abdominal frustro e dores esparsas e pouco específicas em região ântero-lateral esquerda do abdome. Diabética, relata perda de peso inespecífica, nega alterações digestivas altas e ou baixas. Sem cirurgias abdominais anteriores. US indicou presença de imagem cística volumosa com conteúdo anecóico, bordas bem definidas, de forma ovalar, em flanco esquerdo medindo cerca de 143 x 119 x 146 mm e com volume 1318 cm cúbicos de etiologia à esclarecer.
Tomografia de abdome evidenciou tumoração de conteúdo cístico de paredes lisas, com tamanho estimado em 132 mm de diâmetro ântero-posterior, comprimindo e rechaçando as demais vísceras, porém sem invasão contígua, sem septos murais, baixa impregnação capsular pelo contraste se estendendo desde a flexura esplênica até a fossa ilíaca esquerda; lateralmente abaulando a parede ântero-lateral esquerda do abdome e medialmente com contato com o rim esquerdo e coluna lombar. Paciente foi preparado para intervenção cirúrgica curativa com diagnóstico de cisto de mesentério. Realizada laparotomia por meio de abordagem mediana transumbilical, com ótima exposição do cisto de excisão do mesmo com segurança e preservação do cólon descendente/ sigmóide.

Discussão

Também chamado de cisto de mesentério, é uma afecção bastante rara, desde sua primeira descrição em 1507 por Benevienae. Existem diversos tipos de cistos mesentéricos, entretanto, a dificuldade de caracterização de cada um tem sido empecilho na elaboração de um sistema de classificação ideal e universal 3. A etiologia permanece incerta, entretanto, admite-se que obstruções linfáticas, desordens embrionárias, trauma abdominal ou degeneração local podem propiciar a formação do cisto 4. As manifestações clínicas dos cistos mesentéricos são discretas na grande maioria dos casos inclusive no supra descrito, cujo desconforto frustro se manifestou no flanco esquerdo por provável efeito compressivo 12; necessária a lembrança que os cistos podem romper-se levando a quadro de abdome agudo já descritos na literatura 13.

Comentários finais

O linfangioma mesentérico em adultos é uma doença rara, de comportamento benigno e de sintomatologia frustra. O caso em tela corrobora os dados da literatura no tocante aos achados clínico/epidemiológicos, diagnósticos e anatomopatológicos. Em relação ao tratamento, as intervenções cirúrgicas são o padrão ouro, variando desde a cistectomia simples até grandes ressecções associadas de mesentério e intestinos delgado e cólons.

Palavras-Chave

LINFANGIOMA MESENTÉRICO, TUMORES ABDOMINAIS, CISTO DE MESENTÉRIO

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

CARLOS GUILHERME GIAZZI NASSRI, ADRIANA BASSANI NASSRI, GIULIA BASSANI GIAZZI NASSRI, CÍCERO CARDOSO SOUZA, CAROLINE BITENCOURT CARDOSO SOUZA, AMANDA CAROLINE DÒNOFRE GARCIA, LETÍCIA FIRMINO SATO, ANTONIO BUENO MORAES NETO, GIULIA LOT COSCINA, LUIZ GUILHERME XAVIER DE CASTRO MEIRA