XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Desfechos clínicos desfavoráveis em pacientes com hemorragia digestiva alta num hospital público do Distrito Federal.

Introdução

A endoscopia digestiva alta pode ser diagnóstica e terapêutica em pacientes com hemorragia digestiva alta, substituindo cirurgias, reduzindo riscos e custos.

Objetivo

Identificar o perfil clínico de pacientes (sexo, idade, comorbidades, etiologia de sangramento e tempo de internação) com hemorragia digestiva alta e realização de endoscopia, no período de janeiro a dezembro de 2016 em um hospital público, confrontando com a literatura a ocorrência de desfechos negativos.

Método

Trata-se de estudo retrospectivo, transversal e descritivo, aprovado no Comitê de Ética, a partir da análise de prontuário eletrônico de pacientes com diagnóstico de hemorragia digestiva alta, documentada por endoscopia digestiva alta realizadas em um hospital público do Distrito Federal, de janeiro a dezembro de 2016.
Foram analisados sexo, idade, comorbidades principais, manifestações clínicas, diagnóstico e indicação de endoscopia, etiologia do sangramento, classificação segundo Forrest e aplicação de Escore de Rockall para estratificação, medidas terapêuticas empregadas, ressangramento, necessidade transfusional, choque hipovolêmico / necessidade de drogas vasoativas, tempo de internação e incidência de óbitos.

Resultados

O perfil dos pacientes com hemorragia digestiva alta foi semelhante ao da literatura - geralmente idosos e na maioria homens. A hemorragia varicosa além de maior necessidade de procedimento hemostático foi mais associada a ressangramentos e, em pacientes em que foi realizada terapêutica endoscópica, houve maior taxa de ressangramento.
Quanto à hemorragia não varicosa, o Escore de Rockall acima de 5 pontos foi mais evidente em idosos e implicou na necessidade de droga vasoativa/ choque hipovolêmico, na necessidade de transfusão e em tempo de internação superior a 30 dias. Houve significância estatística entre idosos e necessidade de transfusão.
Acarretaram uma maior taxa de óbitos a necessidade de droga vasoativa / choque hipovolêmico, o ressangramento e a hemorragia decorrida durante internação por outra causa primária, sendo esta última associada também ao tempo de internação superior a 30 dias. O escore de Rockall não se correlacionou com o prognóstico de ressangramento, mas para a mortalidade o desempenho foi considerável, o que já foi evidenciado em outros estudos.

Conclusão

Em nossa pesquisa, nenhum caso necessitou de cirurgia, o que sugere como efetivos o tratamento farmacológico precoce e endoscopia diagnóstica e terapêutica para hemostasia, deixando o tratamento cirúrgico como última opção.

Palavras-Chave

Hemorragia - D006470, Endoscopia Digestiva - D016145, úlcera péptica - D010437, varizes esofágicas e gástricas - D004932, Ligadura - D008026

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

ANA PAULA SILVA PEREIRA LOPO, KAMEL TANGARI WAZIR, EDUARDO NASSER VILELA