XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

GASTRECTOMIA VERTICAL EM SITUS INVERSUS TOTALIS: RELATO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA

Apresentação do Caso

Paciente de 37 anos, sexo masculino, foi submetido a gastrectomia vertical laparoscópica ou Sleeve, que possuía diagnóstico pré-operatório conhecido de Situs Inversus Totalis (SIT). Ao exame físico, constatou-se que o paciente apresentava 94kg, 162cm de altura e 35,82 kg/m² de Índice de Massa Corporal (IMC). Ademais, suas comorbidades previamente conhecidas eram Apneia Obstrutiva do Sono e Diabetes Mellitus. Não houve intercorrências no procedimento. Houve inversão nas posições usuais da equipe e trocater, e o tempo operatório foi um pouco maior que o habitual, durando cerca de 1 hora. A cirurgia foi bem tolerada, resultando em alta hospitalar após 2 dias. Até a redação deste artigo, 2 meses desde a cirurgia, o paciente atingiu uma perda ponderal de 20%.

Discussão

Em uma pesquisa realizada nas bases de dados PubMed, PMC e MedLine, foram encontrados 8 casos distintos de cirurgias bariátricas do tipo Sleeve realizadas em pacientes com SIT entre 2017 e 2021. Os descritores utilizados foram Obesity; Sleeve Gastrectomy; Situs Inversus Totalis. Foi constatada a variação de idades entre 25 e 59 anos, com média de 42,12 anos. Em relação ao sexo, 7 dos 8 pacientes eram mulheres, totalizando 87,5% dos casos. O Índice de Massa Corporal (IMC) variou de 51 kg/m² a 36 kg/m², com a média de 43,95 kg/m². Sobre a presença de comorbidades, 2 pacientes não tinham nenhuma, 1 apresentou somente uma, 3 apresentaram 2, 1 possuía 3 e 1 paciente tinha o total de 6 comorbidades. Em apenas 2 das 8 cirurgias foi realizada a inversão da equipe cirúrgica, enquanto o posicionamento usual se manteve em 5, e em 1 artigo essa informação não foi especificada.

Comentários finais

O SIT é uma anomalia congênita rara, mas sem implicações prejudiciais diretas. Portanto, a Gastrectomia Vertical pode ser realizada com segurança e eficácia em pacientes com obesidade mórbida com SIT por cirurgiões experientes. Diferentemente da maioria dos pacientes observados no estudo, o paciente supracitado possui sexo masculino, idade menor que a média obtida e o IMC abaixo do menor valor descrito. Em relação às comorbidades, o número encontrado foi similar ao apresentado pela maioria dos pacientes do estudo.

Palavras-Chave

Obesity; Sleeve Gastrectomy; Situs Inversus Totalis

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Laura Bergman Sznajder, Marcos Ros Zambelli de Almeida, Flavia Gebran Velloso Messias, Taiana Teixeira Dias, Gabriel José Gerpe Garin Borges