XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Cirurgia Bariátrica como fator protetivo para o COVID-19

Introdução

É evidente que a obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e produz efeitos deletérios à saúde. Um crescente corpo de dados sugere que o desfecho de pacientes com COVID-19 é pior para aqueles que sofrem de obesidade e sobrepeso, uma vez que uma proporção significativa necessita de cuidados intensivos.

Objetivo

O objetivo do presente estudo é avaliar os possíveis fatores protetivos, em indivíduos pós-bariátricos, acerca das complicações da infecção pelo novo coronavírus.

Método

Trata-se de uma revisão de literatura realizada no período de Abril a Maio de 2021 através do levantamento bibliográfico nas bases de dados PubMed e Scielo. Foram utilizados os seguintes descritores: Bariatric Surgery e COVID-19. Esta busca resultou em 15 referências bibliográficas que foram submetidas aos critérios de seleção.

Resultados

Identificamos uma menor prevalência de sintomas compatíveis com quadro grave de COVID-19 entre pacientes que já haviam sido submetidos ao procedimento bariátrico quando comparados à indivíduos obesos. A inflamação do tecido, característica da obesidade, gera acúmulo de macrófagos que produz adipócitos de citocinas pró-inflamatórias, levando à inflamação crônica de baixo grau, que pode prejudicar a resposta imunológica e ter efeitos prejudiciais no parênquima pulmonar e brônquios. Por conseguinte, relatamos diminuição significativa nas taxas de hospitalização, assim como queda na taxa de oxigenioterapia quando comparados à indivíduos que preenchem os requisitos para cirurgia bariátrica, mas que não realizaram o procedimento. Somado aos fatos supracitados, a perda de peso após a cirurgia metabólica colabora para a remissão de comorbidades como síndrome da apneia obstrutiva do sono, hipertensão, diabetes, hipertrigliceridemia e hipercolesterolemia, pois quando presentes, influenciam no curso clínico da infecção por COVID-19 e contabilizam a principal causa de internações hospitalares.

Conclusão

Ainda que os dados disponíveis acerca da evolução de pacientes submetidos a cirurgia metabólica que desenvolveram COVID-19 sejam limitados, é possível inferir que a cirurgia bariátrica confere aos pacientes um fator protetivo quando comparados aos indivíduos com obesidade, devido a redução das comorbidades, bem como a perda de peso. Dessa forma, é crucial entender o efeito da obesidade no curso da infecção para prevenir ou mitigar as morbidades e mortalidade.

Palavras-Chave

Bariatric Surgery; COVID-19

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Flavia Gebran Velloso Messias, Marcos Ros Zambelli de Almeida, Taiana Teixeira Dias, Laura Bergman Sznajder, Gabriel José Gerpe Garin Borges