XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Hérnia de sítio de Trocarte de 10 mm Pós Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux Laparoscópica

Apresentação do Caso

J.D.P., 38 anos, sexo feminino, submetida ao Bypass Gástrico laparoscópico, recebeu alta no primeiro dia pós operatório, clínica e hemodinamicamente estável, deambulando, com alimentação via oral, abdome inocente, com flatos e evacuações presentes.
No quarto pós operatório, retorna ao consultório, relatando parada de eliminação de flatos, náuseas e vômitos, apresentando distensão e dor abdominal difusa, ruídos hidroaéreos de luta e abaulamento palpável em sítio de trocarte de 10 mm, não redutível, com sinais de encarceramento.
Submetida a Ultrassonografia de Parede abdominal que evidenciou: Presença de herniação de alça intestinal em região periumbilical à esquerda, em topografia de cicatriz cirúrgica, medindo cerca de 6,2 x 2,9 x 10,7 cm. Apresentando óstio de cerca de 9,0 mm, sem mobilidade com a manobra de Valsalva. Notam-se alças intestinais de delgado adjacentes, com peristaltismo aumentado e líquido no seu interior.
Submetida a laparotomia de urgência, que evidenciou presença de isquemia de alça de delgado, sendo realizada enterectomia e anastomose mecânica. Recebeu alta com 3 dias de pós operatório, eliminando flatos e com alimentação via oral.

Discussão


Como já visto, o advento da cirurgia laparoscópica resultou em diminuição da incidência de hérnias, porém não as extinguiu. Os pacientes submetidos a este procedimento dispõem de um aumento importante do panículo adiposo, portanto apresentam complexidade do fechamento do sítio portuário.
Revisões da literatura já demonstraram que o aumento do tempo operatório e a própria manipulação cirúrgica, podem estender as incisões fasciais, aumentando assim o risco de hérnias no local do trocarte.
Alguns estudos, ainda incentivam o fechamento de rotina da fascia do trocarte, independente do seu tamanho, na tentativa de prevenir esta complicação, porém, outros demonstram um resultado controverso, expondo evidencias opostas de estudos semelhantes. Logo, sugere-se que este problema clínico deve, portanto, ser avaliado em um cenário prospectivo randomizado

Comentários finais

A hérnia do sítio do trocarte continua sendo uma complicação fortemente subestimada, e o fechamento da aponeurose pode ser desafiador, ainda assim reduzir morbidade e mortalidade é essencial. Importante salientar, a busca do diagnóstico precoce, através do exame físico e exames de imagem complementares. Visto que, tal adversidade pode levar a complicações graves, portanto, deve-se investir no desenvolvimento de técnicas e estudos a fim de evitar ao máximo que elas ocorram.

Palavras-Chave

Small Bowel Obstruction; Laparoscopic Surgery; Postoperative Complications; Incisional Hernia; Bariatric Surgery

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Marco Felipe Silva Fernandes, Everton Pontes Martins, Amanda Caroline Donofre Garcia, Leticia Firmino Sato, James Fernando Machado Muniz de Souza, Felipe Narciso, Antônio Bueno de Moraes Neto