XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO – MUCOSECTOMIA UNDERWATER DE RECIDIVA TARDIA APÓS RESSECÇÃO UNDERWATER PRÉVIA EM CÓLON

Apresentação do Caso

Paciente do sexo masculino, 56 anos, submetido à colonoscopia de rastreamento para câncer colorretal, com identificação de uma lesão de crescimento lateral (LST) medindo 20mm em cólon transverso, com superfície granular homogênea, melhor delimitada após cromoscopia com índigo-carmin 0,4%. Realizada ressecção por mucosectomia underwater, em dois fragmentos, sem intercorrências. Feita tatuagem submucosa com tinta Nanquim distal à lesão para facilitar a identificação do sítio de ressecção nos exames de seguimento. O estudo anatomopatológico veio compatível com adenoma túbulo-viloso com displasia de baixo grau, não sendo possível avaliação das margens.
Na colonoscopia de controle em seis meses, foi identifica cicatriz esbranquiçada medindo 8mm, com retração de pregas. Realizada cromoscopia com Narrow-Band Imaging(NBI) e índigo-carmin 0,4%, e posteriormente biópsias sem evidência de lesões residuais.
Após três anos, o paciente foi submetido à nova colonoscopia de seguimento, sendo evidenciada lesão séssil medindo 7mm sobre a retração cicatricial, compatível com recidiva local tardia. Realizada novamente ressecção underwater com alça diatérmica, com remoção completa da lesão em fragmento único. Ao estudo anatomopatológico, observou-se um adenoma túbulo-viloso com displasia de baixo grau com margens de ressecção livres, em concordância com o estudo histológico prévio e corroborando o diagnóstico de recidiva tardia, tratada com sucesso.

Discussão

A técnica de mucosectomia sob imersão d’água é uma técnica segura e eficaz para o tratamento de lesões sésseis e planas do cólon, com baixo índice de recidiva. Este é um caso peculiar de recidiva tardia (após 3 anos) e após um controle negativo (em 6 meses, com exame detalhado e inclusive com biópsias do leito) após ressecção subáquatica e novamente ressecada com a técnica underwater. A escolha desta modalidade se deu principalmente devido à localização da mesma sobre a retração cicatricial, o que dificultaria ou, até mesmo, inviabilizaria a elevação da lesão com injeção submucosa para realização da mucosectomia convencional.

Comentários finais

Apesar da recidiva pós mucosectomia underwater provavelmente ser mais rara que com a técnica convencional, ela pode ocorrer até mesmo após um longo período. Entretanto a mesma técnica pode ser empregada com sucesso nos casos de lesões residuais.

Palavras-Chave

underwater, colonoscopia, recidiva

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Caio Almeida Perez, Luciano Lenz, Marcelo Mochate Flor, Marina Tucci Gammaro Baldavira Ferreira, John Alexander Guacho Lata, Renata Nobre Moura, Sebastian Geiger, Marcelo Simas Lima, Gustavo Andrade de Paulo, Fabio Shiguehissa Kawaguti, Elisa Ryoka Baba, Caterina Maria Pia Simioni Pennacchi, Carla Cristina Gusmon de Oliveira, Bruno da Costa Martins, Adriana Vaz Safatle Ribeiro, Fauze Maluf-Filho