XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE INTRAPROCEDIMENTO EM ESOFAGOGASTRODUODENOSCOPIA NO HOSPITAL ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Introdução

A esofagogastroduodenoscopia (EGD) é um procedimento amplamente indicado ao redor do mundo para o diagnóstico e tratamento de doenças do trato digestivo superior. Nesse contexto, a avaliação de qualidade dos exames endoscópicos tem se tornado alvo de diversos estudos com o objetivo de melhorar a segurança do paciente.

Objetivo

Este estudo busca revisar as evidências disponíveis até o momento e, a partir delas, avaliar a qualidade da EGD oferecida no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com foco nos indicadores de qualidade intraprocedimento, através da análise retrospectiva dos laudos dos exames.

Método

Foi realizado um estudo transversal, com análise retrospectiva dos laudos de todas EGD realizadas entre março a dezembro 2020 no Hospital Escola da UFPel. Os laudos foram avaliados quanto aos aspectos técnicos da realização do exame, como a descrição adequada do esôfago, estômago e duodeno; incluindo a visualização da segunda porção duodenal e a realização de manobra de retrovisão. Também foram avaliados os diagnósticos e tratamentos realizados através da EGD, que determinam outros indicadores de qualidade.

Resultados

Foi analisado um total de 793 laudos, 59,3% da amostra eram pacientes do sexo feminino. A mediana de idade foi de 59 anos. A taxa geral de exames completos foi de 96,4%. Em relação aos diagnósticos, dos pacientes com esôfago de Barrett, 58,3% tiveram as medidas adequadamente descritas e 91,7% fizeram biópsias da área de suspeita de epitélio metaplásico. Identificadas varizes esofágicas em 6,8% dos exames, em todos os casos classificados adequadamente em relação ao calibre. A prevalência de hérnia hiatal foi de 14,9%, e em 56,5% das vezes a hérnia teve sua medida adequadamente descrita. Úlceras pépticas foram identificadas em 7,4% dos exames e em 93% dos casos foi descrita ao menos uma das características que permitiam a utilização da classificação de Forrest. Entre os pacientes com úlcera duodenal, a taxa geral de realização de pesquisa de H. pylori foi de 79,4%.

Conclusão

A importância da avaliação da qualidade do serviço para a realização de planejamento específico para melhoria dos pontos a serem corrigidos é clara. Além disso, é fundamental destacar os indicadores que superaram os alvos preconizados, devendo estes serem tratados como conquistas da equipe de endoscopia, servindo de motivação aos profissionais do setor na busca da correção das falhas identificadas, visando atingir um nível ainda maior de excelência no cuidado oferecido ao paciente.

Palavras-Chave

Esofagogastroduodenoscopia, Qualidade, Segurança do Paciente

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Lucas Martins Freire, Marina de Borba Oliveira Freire, Elza Cristina Miranda da Cunha, Lysandro Alsina Nader