XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Impacto da pandemia por COVID 19 no tratamento cirúrgico do câncer gástrico

Introdução

A pandemia da COVID 19 saturou os serviços médicos globalmente e restringiu o acesso de pacientes com outras patologias incluindo o câncer gástrico (CG).

Objetivo

O objetivo desse estudo é avaliar o impacto da pandemia nas características e desfechos dos pacientes operados com CG e avaliar a adoção das medidas de prevenção de contágio durante a internação.

Método

Estudo retrospectivo não intervencionista, o qual avaliou pacientes com CG submetidos a tratamento cirúrgico no período de março de 2020 a abril de 2021 (GRUPO COVID), comparativamente a uma série de casos previamente existente no período de 2015 a 2019 (GRUPO CONTROLE).

Resultados

O grupo COVID foi composto por 83 pacientes enquanto que na média 107 cirurgias eram realizadas anteriormente por ano. As características clínicopatológicas não diferiram entre os pacientes dos dois grupos. Houve um aumento na proporção de cirurgias diagnósticas (19,3% vs. 8,2%; p=0,005), realização de quimioterapia pré-operatória (39,8% vs. 18,7%; p<0,001) e tumores sem definição do tipo histológico de Lauren (25,3% vs. 13,8%; p=0,009). Resultados patológicos e complicações cirúrgicas não diferiram entre os grupos. Dezenove pacientes (22,8%) não foram testados para COVID 19 antes da cirurgia sendo 13 nos primeiros 2 meses de implantação do protocolo. Apenas um paciente contraiu COVID-19 na internação com desfecho favorável.

Conclusão

No período da pandemia houve um decréscimo no número de cirurgias com maior indicação de quimioterapia pré-operatória e laparoscopias diagnósticas. Houve uma boa adesão e resultados do protocolo de prevenção da infecção na internação.

Palavras-Chave

Câncer gástrico, COVID-19, pandemia, estômago

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Amanda Juliani Arneiro, Marcus Fernando Kodama Petille Ramos, Marina Alessandra Pereira, André Roncon Dias, Bruno Zilberstein, Ulysses Ribeiro Junior, Sergio Carlos Nahas