XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

MANEJO NA URGÊNCIA DA HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA VARICOSA

Introdução

A hemorragia digestiva alta (HDA) é geralmente definido como sangramento proximal ao ligamento de Treitz, o que leva à hematêmese, e apresenta uma mortalidade relatada de 2-10%. Dessa forma, pacientes identificados como de risco muito baixo de necessidade de intervenção ou óbito podem ser tratados ambulatoriamente. A gravidade, o momento, a duração e o volume do sangramento são detalhes importantes a serem observados para fins de gerenciamento. A HDA varicosa está presente em apenas 15% dos casos, mas em contrapartida é mais grave do que a não varicosa.

Objetivo

Analisar o melhor manejo e conduta em pacientes com HDA varicosa.

Método

Foi realizado uma revisão integrativa de literatura nas bases de dados Medline (via PubMed), com a estratégia de busca: “operative management AND variceal upper gastrointestinal bleeding AND treatment”. Nesse sentido, os fatores de exclusão foram artigos que abordavam HDA não varicosa e suas complicações, pacientes pediátricos e quando possuía outras patologias. Artigos que retratassem sobre o tratamento e manejo operatório da HDA varicosa, foram selecionados como fatores de inclusão. Foi realizado o filtro do ano de 2015-2020 e encontrou-se 82 artigos.

Resultados

Após o filtro dos últimos 5 anos, encontrou-se 82 artigos. Foi realizada a leitura de todos os títulos, mas apenas 34 artigos foram lidos na íntegra, e destes, 17 artigos foram utilizados para compor esse estudo. Além disso, a endoscopia precoce, dentro de 24 horas da apresentação, é recomendada na maioria dos pacientes, pois confirma o diagnóstico e permite tratamento endoscópico direcionado, incluindo injeção de adrenalina, termocoagulação, aplicação de clipes e bandas. Apesar do sucesso da terapia endoscópica, o ressangramento pode ocorrer em 10 a 20% dos pacientes. Ademais, uma segunda tentativa de terapia endoscópica é recomendada nesses pacientes. Pode ser necessária arteriografia com embolização ou cirurgia se houver sangramento persistente e grave. Nesse contexto, o foco principal é restaurar o status hemodinâmico, seguido pela endoscopia precoce, como também o octreotídeo intravenoso deve ser administrado precocemente em suspeita de varizes.

Conclusão

Logo, a endoscopia continua sendo a modalidade de escolha de intervenção para sangramentos varicosos, pois resulta em morbidade reduzida e diminui internações hospitalares, os risco de sangramento recorrente e a necessidade de cirurgia nos pacientes que apresentam mais instabilidade hemodinâmica.

Palavras-Chave

Operative management. Variceal upper gastrointestinal bleeding. Treatment

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Matheus Andrade Amaral, Martina Frazão Lopes Cavalcanti, ISABELA MACEDO ARAUJO