XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Ressecção Robótica e Reconstrução da Veia Mesentérica Superior sem Enxerto durante Pancreatoduodenectomia

Resumo

A pancreatoduodenectomia é o procedimento de escolha para tumores ressecáveis localizados na cabeça do pâncreas. A invasão de grandes vasos é uma contra-indicação relativa para uma abordagem minimamente invasiva. Apresentamos um vídeo de uma ressecção robótica e reconstrução da veia mesentérica superior (VMS) sem o uso de enxerto durante a pancreatoduodenectomia com preservação do piloro.
Uma mulher de 56 anos de idade com uma semana de história de icterícia é encaminhada para tratamento. A tomografia computadorizada mostrou um tumor de 3 cm na cabeça do pâncreas em contato com o VMS. A equipe multidisciplinar decidiu por uma cirurgia inicial. Foi proposta uma abordagem robótica, e o consentimento foi obtido. A primeira abordagem da artéria mesentérica superior foi usada para liberar a cabeça do pâncreas de uma maneira que a peça cirúrgica inteira só ficou conectado pela invasão do tumor da veia mesentérica superior. Após a ressecção parcial da VMS, sua extensão impediu a sutura lateral e uma anastomose transversal (técnica de Clavien-Rudiger) foi necessária para minimizar o risco de estreitamento da VMS.
O tempo operatório foi de 430 minutos. O tempo de pinçamento foi de 30 minutos e a sutura da VMS levou 23 minutos. A perda de sangue estimada foi de 370 ml, sem transfusão. A patologia confirmou adenocarcinoma ductal T3N1 com margens livres. Recuperação foi sem intercorrências e teve alta no 7º dia de pós-operatório.
A ressecção robótica e reconstrução da veia mesentérica superior é segura e viável sem o uso de enxerto durante a pancreatoduodenectomia quando há invasão mas não encapsulamento do VMS. A técnica proposta pode ser alternativa viável nos casos em que a invasão requer uma ressecção extensa que impeça uma sutura lateral simples.

Palavras-Chave

Robótica; pâncreas; pancreatoduodenectomia; ressecção vascular

Área

Cirurgia - Pâncreas

Autores

MARCEL AUTRAN MACHADO, BRUNO HORTENCES MATTOS, MURILLO MACEDO LOBO FILHO, FABIO FERRARI MAKDISSI