XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Hepatectomia Robótica Direita com Trombectomia da Veia Porta em paciente com Metástase Hepática Colorectal Recidivada

Resumo

Hepatectomia é o tratamento padrão para metástases hepáticas colorretais. As metástases hepáticas colorretais são diferentes do carcinoma hepatocelular e raramente apresentam trombos tumorais na veia porta.
Métodos
Apresentamos um vídeo de uma hepatectomia robótica direita em uma mulher de 61 anos com metástase hepática colorretal e trombo tumoral macroscópicos na veia porta direita. A volumetria hepática mostrou um futuro remanescente hepático de 52,5%. Hepatectomia direita com trombectomia da veia porta foi indicada. Foi proposta uma abordagem robótica, e foi obtido o consentimento.
Resultados
A operação começou com a secção das adesões de laparotomias anteriores. Foi realizado ultra-som para localizar o tumor e para confirmar a invasão da veia porta. O hilo hepático foi cuidadosamente dissecado. A veia porta foi dissecada, e foi vista veia porta direita aumentada com um trombo tumoral protuberante. A veia porta esquerda e o tronco da veia portal foram então temporariamente pinçadas. A veia porta direita foi cuidadosamente seccionada com tesoura robótica tendo o cuidado de não deslocar o trombo. A veia porta foi então suturada com prolene 5-0. A futura linha de transecção foi marcada na área isquêmica. O fígado foi dividido usando pinças bipolares sob irrigação salina. O espécime cirúrgico foi removido por meio de uma incisão supra-púbica e a cavidade abdominal foi drenada. O tempo operatório total foi de 270 minutos, sem transfusão. A patologia confirmou o diagnóstico com margens cirúrgicas livres.
Conclusão
A hepatectomia robótica direita com trombectomia tumoral é viável e segura mesmo na presença de invasão da veia porta principal. Este vídeo pode ajudar os cirurgiões a realizar este procedimento complexo.

Palavras-Chave

Robótica; Fígado; Veia Porta

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

MARCEL AUTRAN MACHADO, BRUNO HORTENCES MATTOS, MURILLO MACEDO LOBO FILHO, FABIO FERRARI MAKDISSI