XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Lesão de Dieulafoy em Canal Anal: Relato de caso

Apresentação do Caso


Paciente do sexo feminino, 70 anos, hipertensa e anêmica crônica de base, sem etiologia definida, buscou atendimento por quadro de enterorragia volumosa necessitando de transfusão de hemocomponentes. Foi submetida a endoscopia digestiva alta e colonoscopia longa com preparo, ambas negativas para sangramento em todo trajeto. Solicitada tomografia computadorizada de Abdome com contraste endovenoso para elucidação do foco de sangramento. O exame evidenciou espessamento parietal heterogêneo no reto. Devida a melhora do quadro foi, então, solicitada uma retossigmoidoscopia flexível para estudo do canal anal. O exame foi realizado encontrando sangue vivo e coágulos na luz do reto. Progrediram para cólon descendente onde localizaram fezes formadas com resíduos hemáticos. Retornaram ao canal anal, junto a linha pectínea, notando-se pequena lesão elevada de três milímetros de extensão (figura 2), com coágulo aderido na sua porção apical. Após remoção do coágulo, notaram tratar de estrutura cujo aspecto se assemelhava a coto vascular por um possível vaso anômalo compatível com lesão de Dieulafoy. Realizada hemostasia com eletrocoagulador de plasma de Argônio, com bom aspecto. Paciente evolui estável do quadro hematimétrico, recebendo alta em bom estado geral.

Discussão

A lesão de Dieulafoy (LD)é um sangramento do trato digestivo grave, que demanda internação hospitalar. São Caracterizados por lesões vasculares vistas como artérias ou veias calibrosas da submucosa que se insinuam para mucosa sem alteração adjacente da superfície. A Paciente chegou a apresentar hemoglobina de 5,1g/dL (normal de 11,6-14,) sendo necessária transfusão sanguínea. Não se é de costume o uso da tomografia para diagnóstico de LD, porém em casos de topografia colorretal passa a ter maior acurácia. nesse caso foi optado pela retossigmoidoscopia flexível pela topografia vista na Tomografia Computadorizada.
Os tratamentos endoscópicos para LD descritos são vários, inclusive com boa acurácia, incluindo hemostasia com adrenalina; plasma de argônio; bandas hemostáticas, inclusive em terapia dupla. A angioembolização e ressecção cirúrgica do seguimento acometido também passam a ser alternativas no tratamento se falha endoscópica.

Comentários finais

Em conclusão, a LD pode ser ameaçadora para a vida e a necessidade de exames como a endoscopia e a tomografia computadorizada bem como a estrutura hospitalar para internação e tratamento desses doentes tornam-se fundamentais para melhores desfechos.

Palavras-Chave

Dieulafoy, Canal Anal, Hemorragia Digestiva

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Breno Alves Ferreira Meneguzzi, Marcelo Jacques Segal, Marcelo Castioni Santiago, Ana Carina Feres Moreira