XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

VOLVO DE SIGMOIDE: UMA ROTAÇÃO EM SEU PRÓPRIO EIXO RESOLVIDA POR COLONOSCOPIA.

Apresentação do Caso

88 anos, masculino, branco, encaminhado ao hospital devido a quadro de dor abdominal difusa há 48 horas associada a parada de eliminação de fezes e flatos e piora progressiva.
TOMOGRAFIA: Distensão difusa do intestino delgado, intestino grosso até cólon descendente. A reconstrução em 3D confirma rotação do sigmoide em seu próprio eixo, com ausência de conteúdo entérico após ponto de obstrução. Não identificada imagem em “Grão de café” como habitual de um volvo de sigmoide.

Discussão

O volvo colônico é responsável por até 50% das causas de abdome agudo obstrutivo podendo apresentar-se em variadas topografias do cólon, sendo o volvo de sigmoide a apresentação mais comum em pacientes com idade variando entre quarta a sexta décadas de vida, tendendo a ser mais tardio em países desenvolvidos. Por abranger pacientes desta faixa de idade, muitos podem apresentar comorbidades associadas, e que, por vezes, impossibilitam a intervenção cirúrgica tradicional devido ao elevado risco de mortalidade deste grupo, tornando a intervenção colonoscópica uma opção de primeira escolha em alguns hospitais. No caso acima, foi tentado uma colonoscpia descompressiva, a qual se obteve sucesso. Foi realizada gradual insuflação após passagem do aparelho até o ponto de obstrução, notando-se assim a rotação contrária e logo desobstrução. Após movimentação total, houve êxito na passagem do aparelho, não sendo necessário nenhum procedimento cirúrgico de urgência.

Comentários finais

O colonoscópio flexível representa uma ótima opção de intervenção primária no volvo de sigmoide, visto que é capaz de promover a distorção, análise da mucosa do cólon com diagnóstico de possíveis lesões associadas. Neste caso, destaca-se uma rotação incomum do sigmoide em seu próprio eixo, no qual também obteve sucesso com a colonoscopia descompressiva. Em um hospital de médio porte, isso foi resolutivo e reduziu a taxa de morbimortalidade.

Palavras-Chave

Volvo; Sigmoide; Colonoscopia

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Luiz Guilherme Parma Caputo, Otavio Augusto S R Ribeiro, Yuri De Oliveira Miranda, Luciana B Bitencurt Carvalho, Eliseu Gabriel Santos Lima, Marcos Augusto Carvalho