XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

EMPREGABILIDADE E MANEJO ENDOSCOPICO NA EXTRACAO DE CORPOS ESTRANHOS NO TRATO DIGESTIVO: APRESENTACAO DE CASOS

Resumo

APRESENTACAO DOS CASOS
CASO 1
Feminino, 48 anos
Obesidade e HAS
Há 4 horas, inicio de disfagia e odinofagia com relato de impactacao alta após ingestao de alimento com palito de dente.
ENDOSCOPIA: identificacao de um palito de dente impactado na parede posterior da hipofaringe, realizada sua extracao sob auxilio de alca oval, sem intercorrencias.
CASO 2
Feminino, 77 anos,
Obesidade e HAS
Há 3 meses, anemia, alteracao de habito intertinal (afilamento das fezes) e sangue oculto nas fezes positivo.
COLONOSCOPIA: presenca de sangue antes de iniciar o exame. Identificacao de um osso de frango impactado em suas duas extremidades, associado a processo inflamatorio cronico local com sangramento ativo. Realizada a mobilizacao com pinca seguido de sua extracao com alca oval, sem intercorrencias.
DISCUSSAO:
A impactacao de CE no trato gratro intestinal e uma rotina em endoscopia, onde o manejo pre endoscopia e o timing para a realizacao do exame sao extremamente importantes na abordagem. Aproximadamente 20% dos casos precisarao ser submetidos a um exame endoscopico para tratamento, podendo chegar ate 73% em casos de ingestao intencional. Impactacao, perfuracao e obstrucao são possiveis complicacoes e os locais mais acompetidos são as regioes de estreitamentos do TGI (hipofaringe, esfincteres esofagianos e gastrico, valvula ileocecal e trasicao retossigmoideana).
As provas de imagens como radiografia e tomografia, apesar de não ser uma pratica obrigatoria, auxiliam com informacoes sobre o objeto como: formato, numero, tamanho, localizacao e presenca de ar fora de viceras.
O Tempo ideal para a realizacao da endoscopia (“timing”) depende da presenca de sinais de gravidade relacionados a via aerea, possibilidade de perfuracao, impactacao completa e a localizacao co objeto.
Atualmente o endoscopio flexivel e o aparelho mais usado, porem o endoscopio rigido tem suas vantagens em objetos impactacoes acima do cricofaringeo. Alguns dispositivos para preensao como pinca dente de rato, pinca jacare, sextas, redes, pincas de biopsia, alcas, probes magneticos, overtubes e caps são muito uteis na remocao destes. O tipo de acessorio deve ser escolhido de acordo com o tipo de objeto a ser removido, localizacao e preferencia do endoscopista.

CONCLUSÃO
A endoscopica alta e baixa e uma pratica segura, com aplicabilidade diagnostica e terapeutica com alta taxa de sucesso na extracao de corpos estranhos no trato gastro intestinal e com poucas complicacoes.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Miscelânea

Autores

LUIZ FELIPE PARMA CAPUTO, MARINA DE OLIVEIRA VERISSIMO, LUIZ GUILHERME PARMA CAPUTO, LUCAS PARMA CAPUTO, LUIZ FERNANDO CAPUTO, MARCOS AUGUSTO DE CARVALHO