XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Hepaticoplastia em paciente com síndrome de Mirizzi e litíase intra-hepática

Resumo

O video demonstra caso de paciente masculino de 59 anos, previamente hígido, com história de dor abdominal em hipocôndrio direito há 8 meses. Referia inapetência e emagrecimento de 23kg no período. Há algumas semanas apresentava icterícia, colúria e episódios de acolia.
Realizou colangioressonância que evidenciou vesícula biliar contraída, de paredes espessas e com microcálculos e barro biliar; destacando-se a presença de um cálculo de maiores dimensões medindo cerca de 2,2 cm, localizado no infundíbulo e comprimindo a via biliar extra-hepática (Síndrome de Mirizzi). Na confluência da via biliar extra-hepática, direita e esquerda, identificam-se alguns pequenos cálculos, o maior com cerca de 0,9 cm e projetado junto ao ramo esquerdo da via biliar. Colédoco de calibre normal.
Submeteu-se a videocolecistestomia com exploração das vias biliares. No transoperatório identificou-se intenso processo inflamatório associado a síndrome de Mirizzi tipo IV, com grande cálculo impactado na transição hepato-colédoco. Após o clearance das vias biliares por meio de coledocoscopia e extrator tipo dormia, procedeu-se a hepaticoplastia para reconstrução da árvore biliar. Permaneceu com dreno de Kher 14 durante 60 dias. Colangiorresonância de controle em 7 meses demonstrou árvore biliar de calibre normal, sem dilatações ou estenoses.

Palavras-Chave

colecistectomia; coledocolitíase; coledocoscopia; videocirurgia; coledocolitotomia; síndrome de Mirizzi

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

RAFAEL ANTONIAZZI ABAID, Diogo Scartazzini Tasca, Alexandre Lange Agra