XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Fundoplictura De Nissen Em Pacientes Com Doença Do Refluxo Gastroesofágico: Uma Revisão Literária

Introdução

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), é uma patologia digestiva crônica com grande frequência na população, seu tratamento na maioria dos pacientes é feito de forma conservadora, com inibidor da bomba de prótons (IBP) e mudança de estilo de vida. Aos pacientes que não tem uma boa adesão clínica à longo prazo (seja com incapacidade de continuar o tratamento com IBP ou persistência dos sintomas) ou que têm formas complicadas da doença, como esôfago de Barret, ulceração ou estenose, é indicado o tratamento cirúrgico. O procedimento cirúrgico mais comum é a Fundoplicatura de Nissen, que se tem se mostrado um procedimento seguro, eficaz e duradouro.

Objetivo

Realizar uma revisão literária da Fundoplicatura de Nissen em pacientes com DRGE, destacando a técnica cirúrgica, os sintomas e o diagnóstico da doença.

Método

Trata-se de uma revisão de literatura, baseada em artigos científicos da plataforma eletrônica PubMed, de 2020 a 2021. Utilizado o seguinte descritor “Nissen fundoplication gastroesophageal reflux” e incluindo ensaios clínicos, ensaios randomizados controlados, meta-análises e revisão sistemática, obtendo-se 62 resultados, dos quais 27 foram analisados.

Resultados

A DRGE consiste no refluxo a longo prazo do conteúdo gástrico para o esôfago e pode acometer laringe, faringe e traqueia. Costumam apresentar pirose e regurgitação, principalmente ao se deitar e após se alimentar, e podem ser acompanhadas de disfagia. É diagnosticada aliando anamnese à Endoscopia Digestiva Alta, pHmetria de 24 horas e Esofagonometria e Esofagografia Baritada por exemplo. A Fundoplicatura de Nissen via laparoscópica, é o tratamento cirúrgico, que consiste em dissecar a junção esofagogástrica ao nível do hiato, deslocar parte do esófago distal do mediastino inferior para a cavidade abdominal, mobilizando o fundo gástrico de forma a envolver os 360° do esfíncter esofágico inferior, com tensão mínima, diminuindo o diâmetro do hiato esofágico diafragmática. Essa prática visa minimizar os sintomas da DRGE, à fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Conclusão

As opções terapêuticas da DRGE são muito variadas nos dias atuais, e o tratamento cirúrgico é utilizado na minoria dos casos. A escolha cirúrgica deve ser baseada na condição clínica do paciente, e a escolha da técnica na experiência do cirurgião e nas condições anátomo fisiológicas do paciente. Diante das opções cirúrgicas, a Fundoplicatura de Nissen é a opção “Gold Standard”.

Palavras-Chave

refluxo gastroesofágico, cirurgia, esôfago

Área

Cirurgia - Esôfago

Autores

Jordan Gomes de Queiroga, Guilherme Cavalcante Pascoal, Eduardo Sarmento do Ó, Vitor Manoel Lima Caraveta, Francimar Gomes Moura Junior, João Gabriel Ferreira de Farias, Pedro Santiago Madruga Ferreira, Caio Alberto Nóbrega dos Santos, Mayane Maria Fernandes dos Santos, Arthur Francisco Andrade Galdino, Joselito de Sousa Gomes Filho, Augusto Victor Barbosa Lima Soares, José Marcolino da Silva Neto, Marina Falcão Gurgel Neves, Lucas Dantas de Vasconcelos, Gabriel Santa Cruz Lins, Daniel Lucas Pereira Diniz, Maria Eduarda Ribeiro Coutinho da Franca Pereira