XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

REVISÃO COMPREENSIVA SOBRE AS TÉCNICAS CIRÚRGICAS DE TRATAMENTO NO MEGAESÔFAGO E MEGACÓLON CHAGÁSICOS

Introdução

A Doença de Chagas é uma patologia crônica e de alta prevalência na América Latina. Apresenta manifestações viscerais gastrointestinais de gravidade variada e diferentes abordagens terapêuticas. A gênese dos “megas” chagásicos associa-se a denervação do sistema autônomo intramural da musculatura lisa, especialmente parassimpático, a qual culmina, no trato digestivo, em dilatação e alongamento visceral no caso dos segmentos esofágico e colônico. O objetivo terapêutico envolve manutenção da função e controle de complicações. Dentre as modalidades de tratamento para o megaesôfago temos: mucosotomias, cardiomiotomia e esofagectomia; enquanto para o megacólon temos: sigmoidectomia, retocolectomia anterior limitada ou estendida e, anterior com abaixamento cólon-anal.

Objetivo

Realizar uma revisão compreensiva das principais opções terapêuticas cirúrgicas para os “megas” chagásicos.

Método

Revisão bibliográfica abrangendo a base de dados da plataforma Scielo® entre 2002 e 2011, utilizando as palavras-chave megaesôfago, megacólon, chagas, tratamento-cirúrgico; selecionando metanálises e revisão sistemáticas.

Resultados

Sobre as opções para o megaesôfago: mucosectomia, cardiomiotomia e esofagectomia, a última com substituição do esôfago por tubo gástrico, o critério de seleção envolve o grau de acometimento do esôfago, determinado, por exemplo, pela Classificação de Mascarenhas. A cardiomiotomia apresentou melhores resultados e segurança com baixos índices de complicação. No tratamento do megacólon a principal forma de seleção terapêutica é a extensão do acometimento. O nível de envolvimento do reto mostrou-se o melhor parâmetro para guiar o método de abordagem. Para a indicação de sigmoidectomia simples avaliou-se a presença do reflexo reto-esfincteriano. A indicação para retocolectomia anterior é feita se houver evidência que o reto não foi acometido através exames complementares. A retocolectomia com abaixamento cólon-anal, considera o cenário de envolvimento do reto.

Conclusão

Para a abordagem do megacólon e megaesôfago chagásico a escolha entre as modalidades cirúrgicas é definida pela gravidade da doença e isto parece ser proporcional ao nível de complicações.

Palavras-Chave

Chagas; Megacólon; Megaesôfago; Tratamento-Cirúrgico

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Gabriel Camperoni Hyppolito, João Victor Brazão Duarte, Bruno Piccolo Santana, Marina Meneghesso Buonarotti, Rafael Rodrigues de Melo, Maria Eduarda Rodrigues Souza, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva