XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

RESSECÇÃO ENDOSCÓPICA DE LIPOMA DE CÓLON TRANSVERSO - RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente do sexo feminino, com 60 anos de idade, referindo quadro de dor abdominal crônica no mesogástrio, além de pirose, mal estar, náuseas e constipação intestinal. Relata antecedente cirúrgico de herniorrafia umbilical e colecistectomia, e, ao exame físico, apresenta abdômen dolorido na região do mesogástrio, com toque retal sem alterações. Assim, realizou-se endoscopia digestiva alta e colonoscopia, as quais evidenciaram, respectivamente, gastrite erosiva e lesão polipoide no cólon transverso (medindo 3,0 cm, amolecida, amarelada, superfície lisa e depressível). Logo, fez-se a polipectomia da lesão (com injeção prévia de solução hipertônica de adrenalina), posteriormente caracterizada, através do estudo anatomopatológico, como lipoma colônico submucoso. Depois do procedimento, a paciente evoluiu bem, sendo instituído então o tratamento clínico para a gastrite, pautado nas medidas higienodietéticas e no inibidor da bomba de próton.

Discussão

Os lipomas do cólon consistem em neoplasias benignas não epiteliais, raramente delimitados por uma capsula fibrosa, que representam 1,8% dos tumores benignos do cólon, frequentemente acometendo mulheres na faixa dos 70 anos. Estes podem ser sésseis ou pediculados, atingir a submucosa, a mucosa ou a subserosa, e ocorrer em todo o trato intestinal, sendo mais comuns no ceco e no cólon direito. Geralmente são assintomáticos, porém, caso maiores que 2 cm, desencadeiam dor abdominal, oclusão intestinal (devido à intussuscepção), alterações no hábito intestinal e hematoquezia. O diagnóstico do lipoma colônico se dá por meio dos exames clínico, proctológico e colonoscópico, além do uso de imagens (ultrassom e tomografia de abdômen), com posterior confirmação pelo estudo histopatológico do espécime cirúrgico. Seu tratamento depende da localização, dos sintomas e do tamanho do lipoma; lesões menores que 2 cm são tratadas por ressecção endoscópica, junto com a ultrassonografia endoscópica (a fim de minimizar os riscos de perfuração), enquanto o tratamento cirúrgico é recomendado para lesões maiores que 2 cm.

Comentários finais

O lipoma colônico figura uma patologia de difícil diagnóstico, tendo em vista seu caráter amiúde assintomático, e apresenta opções terapêuticas variáveis, as quais dependem do tamanho do pólipo em questão. A polipectomia se mostrou eficaz e sem agravos no tratamento da lesão apresentada.

Palavras-Chave

Colonoscopia; Dor abdominal; Lipoma colônico

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Fábio Kenedy Almeida Trigueiro, Lucas Lobo Trigueiro, Luana Honorato Gomes, Ana Clara Amorim Noronha, Lorena Barbosa de Arruda, Aryana Marques da Nóbrega Ayres